Topo

OPINIÃO

Brino: "Se não for rebaixado, é pouco provável que Santos demita Carille"

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 04h00

O futuro de Fábio Carille à frente do Santos está em jogo. Contratado durante o Brasileirão com a missão de evitar o rebaixamento do Peixe, o treinador tem sido alvo de críticas por seu estilo de jogo defensivo. Embora o Peixe tenha se distanciado do Z-4, as fracas atuações da equipe em algumas partidas, como na derrota por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians, deixam o técnico sob pressão.

Na Live do Santos, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Peixe, os jornalistas Gabriela Brino e Maurício Barros conversaram sobre o futuro do treinador. Para eles, as chances de a diretoria santista demitir Carille são pequenas.

Brino falou se há chances de Carille ser demitido ao final do Brasileirão. "Sinceramente, acho que não, por tudo o que o [Andrés] Rueda [presidente do Santos] falou até aqui. Ele vê o Carille como um cara muito parceiro, razoável. Eles têm uma relação muito boa. O Rueda tem até ido mais ao CT Rei Pelé por conta dessa situação e se aproximado mais do elenco e da comissão técnica, para ter um pouco mais de compatibilidade com o pessoal do CT", comentou.

O futuro do técnico passa pelos objetivos que o Peixe pretende alcançar em 2022, na visão de Barros. "Quanto à permanência do Carille, vai muito do que o Santos espera conseguir na temporada que vem, depois desse ano traumático. Será uma temporada para brigar pelas primeiras posições, de repente por um título paulista? Chegar nas quartas ou nas semis de uma Copa do Brasil? No Brasileiro, tentar uma vaga na Libertadores? Se for isso, precisa de investimento", analisou.

Para Brino, o bom relacionamento entre Carille e a diretoria santista sugere que o técnico deva permanecer na Vila Belmiro. "Acho pouco provável que, terminando o campeonato e o Santos não for rebaixado, o Carille seja demitido. O Rueda já falou que quer mantê-lo até o fim da gestão. Não sei se isso é totalmente provável pela forma que a gente conhece o futebol brasileiro, onde tudo recai sobre o técnico no fim das contas. Vamos esperar, mas se não cair, acho muito difícil que o Carille seja demitido como o pessoal espera", apontou.

Na visão de Barros, o Santos precisa definir se vai investir em reforços e qua será o perfil da equipe para o ano que vem. A partir daí, ficaria mais fácil decidir se o estilo da equipe combina com o de Carille. "Se houver investimento em jogadores talentosos, para fazer o Santos se reencontrar com sua vocação de futebol ofensivo, talvez o Carille não seja o nome adequado. Ele é um treinador pragmático, que privilegia a defesa, resultadista. É muito difícil ver um time do Carille dando show e jogando para frente, como é a tradição do Santos e de seus meninos. Agora, no recurso limitado, não vejo grandes motivos para mudança", opinou o jornalista.

Caso Carille continue no cargo para 2022, Brino acredita que o Santos pode obter resultados bem diferentes dos colhidos neste ano. "Entendo que o Carille ainda não entregou o resultado que o pessoal espera, pelo material humano, pela competição e por pegar o Santos no meio do caminho. Começar 2022 do zero com o Carille até que pode ser diferente, com novas peças, planejamento diferente, uma nova frente. Vamos esperar", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do Santos será na quinta-feira (25), logo após a partida contra o Fortaleza pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.