Topo

Vini Jr. 'atropela' concorrentes da seleção em números da temporada

Vinícius Júnior tem média de uma participação direta em gol por jogo pelo Real Madrid - REUTERS
Vinícius Júnior tem média de uma participação direta em gol por jogo pelo Real Madrid Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 04h00

Vivendo sua melhor temporada no futebol europeu desde que chegou ao Real Madrid em 2018, Vinicius Júnior sofre para repetir o brilho com a camisa do Brasil. Levando em conta apenas seus números pelo clube espanhol, porém, seu desempenho "atropela" o de seus concorrentes diretos citados por Tite por vagas na seleção: Antony e Raphinha.

Vini soma nove gols e sete assistências pelo Real Madrid em 16 jogos, o que dá a média de uma participação direta em gol por jogo. É mais que os outros dois somados.

Antony, em 13 jogos pelo Ajax, tem quatro gols e cinco assistências e também é um dos destaques da equipe holandesa na temporada. Raphinha, por sua vez, fez apenas 10 jogos pelo Leeds, com cinco gols. O time inglês briga contra o rebaixamento na Premier League e tem o brasileiro como principal jogador.

Pela seleção, porém, a situação se inverte totalmente. Vinicius é quem teve mais oportunidades até agora, com quase 180 minutos em campo, mas não balançou as redes nem deu passes para gol. Já Raphinha soma dois gols e duas assistências em três jogos, tendo inclusive virado titular, enquanto Antony fez um gol em três partidas.

Foi o desempenho com a camisa verde e amarela que Tite usou para justificar a ausência de Vinicius na primeira lista de sua convocação, citando as boas partidas de Antony e Raphinha na última data-Fifa como contraponto. Com a lesão de Roberto Firmino, porém, o destaque do Real Madrid ganhou uma nova oportunidade e foi chamado pelo treinador. Resta saber se conseguirá repetir o que faz no clube.