Topo

Tite cita Jorge Aragão para elogio, mas admite: "Não é o melhor Coutinho"

Philippe Coutinho e Tite no hotel da seleção brasileira, em São Paulo - Lucas Figueiredo/CBF
Philippe Coutinho e Tite no hotel da seleção brasileira, em São Paulo Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

10/11/2021 13h20

Técnico da seleção brasileira, Tite recorreu a um verso cantado pelo sambista Jorge Aragão, na música "Moleque Travesso": "Não se discute talento". A frase foi usada hoje (10), na coletiva da véspera da partida contra a Colômbia, como um elogio a Coutinho. Mas também como o reconhecimento de uma missão.

"A gente também trabalha para resgatar aquilo que o Couto tem. Não se discute talento. Jorge Aragão diz numa música dele que não se discute talento", disse Tite.

Em 2020, Tite disse em uma entrevista ao jornal "As" que Coutinho precisa de cuidado. E isso se mostra não só na convocação para os jogos deste mês pelas Eliminatórias, em um roteiro do qual a Argentina também faz parte, mas também pela escolha adequada das palavras. O técnico da seleção, inclusive, admite que o pupilo não está na melhor fase, cujo contexto tem a volta após nove meses se recuperando de lesão e a necessidade de se encaixar em um Barcelona em crise.

"O Couto de hoje não é o melhor Couto. Mas é um grande Couto. Tem uma situação média e uma projeção de atleta de alto nível. Ajudar a trazer o que ele é e o que foi no Liverpool. Esse processo todo também compete a nós. Mesmo sabendo que agora ele também tem condições se não no jogo todo, mas dentro da necessidade poder contribuir, dar a parcela", afirmou o treinador.

Coutinho voltou à seleção no momento em que Tite optou por deixar fora da lista jogadores que atuam no futebol brasileiro. Logo, a ausência de Éverton Ribeiro abriu uma brecha. Na segunda-feira, ele rejeitou os "mimos" do treinador e citou o trabalho para voltar à forma.

Tite não promete titularidade imediata. Repete o jargão de que "ninguém tem cadeira cativa, ele disputa com os outros também". Que outros?

"Posição função do Couto: qualquer um dos lados, mas de articulador. Mais um. Como Paquetá e Everton Ribeiro, jogadores da penúltima bola. Pelo lado e até por dentro, sendo o homem que possa vir buscar mais deixando o atacante mais infiltrado", explicou Tite, que em resposta posterior ainda citou Claudinho e Raphael Veiga, do Palmeiras, como "jogadores que a gente vai trabalhando para que tenham essas condições de estarem preparando para Copa do Mundo".

No lado direito, Raphinha, jogador mais agudo, de velocidade e drible, assumiu o posto na data Fifa passada. Mas situações do jogo podem fazer com que haja uma inversão, com o articulador ocupe esse lado.

No auge pela seleção, foi lá que Coutinho brilhou. Era um desenho distinto, em um 4-1-4-1, mas essa memória ainda está bem presente na mente de Tite.