Topo

Santos

OPINIÃO

Maurício Barros: 'Os dois jogos na Vila podem fazer o Santos virar a chave'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

31/10/2021 04h00

A vitória do Santos sobre o Athletico-PR, ontem (30), fora de casa, afastou o time do técnico Carille da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e levou novos ares à Vila Belmiro.

Na Live do Santos, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Peixe, Gabriela Brino e Maurício Barros analisaram os próximos passos da equipe na competição, contra Palmeiras e Red Bull Bragantino, em casa.

"O Santos tem, na sequência, depois do Palmeiras, o Bragantino. Dois jogos em casa. Esses dois jogos em casa podem definir o sentimento e adrenalina para o restante do Campeonato Brasileiro que o elenco e torcedor vão viver. E a aspiração, se vai continuar olhando para baixo, ou se vai ter uma possibilidade de, quem sabe, olhar e pleitear coisas diferentes na tabela. Hoje, por exemplo, se forem nove classificados para a Libertadores, como parece que serão...", disse.

"Esses dois jogos na Vila assumem, não uma característica de desespero, de 'ou vai ou racha', mas sim de poder, com um pouco mais de tranquilidade, virar a chave no Brasileiro", completou.

Para Gabriela Brino, o resultado positivo na Arena da Baixada foi o início dessa mudança de cenário do Santos na competição. A repórter do UOL Esporte ressaltou que, no clássico com o Palmeiras, haverá um fator emocional muito forte.

"Acho que hoje já foi um respiro absurdo, Maurício. Juro! Não sei... Vou ousar falar isso, mas não sei nem se o Santos esperava vencer hoje. Foi um jogo que estava muito distante essa vitória. Era um jogo, realmente, muito difícil, com muitas complicações, suspensos e lesionados, contra um time muito forte, fora de casa, e [Santos] não tem um passado muito bom como visitante nesta temporada. Hoje acho que já virou essa chave, ou foi o início de virada de chave. É um respiro muito grande ver o Santos em 11º. Agora, com o jogo com o Palmeiras, em casa, 100% liberada da Vila Belmiro... Vai ser um jogo com um emocional muito forte. Muito forte! Acho que esta parte psicológica está passando, está virando essa maré para o Santos. A parte psicológica está ficando mais calma, mais aliviada, está começando a descobrir que o elenco tem esse potencial e essa força para, pelo menos, estar fora da zona de rebaixamento, o que já é um respiro enorme para o que o Santos passou nestes últimos dias", apontou.

Ela também acredita que os duelos com o Verdão e Red Bull Bragantino podem alterar a vida do Peixe na temporada.

"Sem dúvidas, acho que os próximos jogos vão ser determinantes para o Santos, mas esta parte psicológica eu acho que deu uma diminuída, sabe? Deu um respiro maior para o time inteiro. Internamente, em treino, está tudo muito mais leve. Antes, realmente, estava com essa pressão. Não adianta, está na zona de rebaixamento, está lutando contra isso. Então, essa pressão psicológica era muito grande (...). Tem esse lado que estava pressionando muito o time e não estava conseguindo desenvolver dentro de campo. Por mais que estivesse mostrando um pouco de estrutura, a parte de desenvolvimento não estava boa por conta dessa parte psicológica", salientou.

A próxima edição da Live do Santos será no domingo (7), logo após o clássico com o Palmeiras, pelo Brasileiro. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

Santos