PUBLICIDADE
Topo

Fluminense

Fluminense pega o Santos de olho em G6 e desempate na história do confronto

Sensação, John Kennedy é esperança de gols do Fluminense contra o Santos no Brasileirão - Lucas Merçon/Fluminense FC
Sensação, John Kennedy é esperança de gols do Fluminense contra o Santos no Brasileirão Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/10/2021 04h00

Classificação e Jogos

São 103 anos de um dos confrontos mais antigos do futebol brasileiro. Quando entrarem em campo hoje (27), na Vila Belmiro, às 19h, Fluminense e Santos farão o jogo de número 103 da história em momentos diferentes no Brasileirão. Com 40 vitórias para cada lado, uma vitória na partida atrasada da 23ª rodada desempata o histórico entre os gigantes — são 23 empates desde 1918.

Com 39 pontos, o Tricolor, se vencer a partida atrasada, ultrapassa Corinthians e Internacional, entra no G6 e se consolida na briga por uma vaga na Libertadores. No Z4, o Peixe, que tem 29 pontos, quer sair do buraco e reencontrar as vitórias após três rodadas. O retrospecto recente é favorável ao Flu, que não perde para o Santos desde 2019.

Em bom momento, o Fluminense bateu o arquirrival Flamengo no Maracanã e quer a terceira vitória seguida no Brasileirão. Desde que Marcão assumiu o cargo de técnico, após a demissão de Roger Machado, o aproveitamento é de 61% em 12 jogos (são seis vitórias, quatro empates e duas derrotas). Para efeito de comparação, a marca, se projetada às rodadas já disputadas até aqui, daria a vice-liderança ao Tricolor.

"Sabemos que vai ser um jogo muito difícil. A gente vem de um bom jogo contra o Flamengo, em que conseguimos uma vitória que levanta nossa autoestima e confiança, mas isso não significa que a gente vai chegar lá e ganhar do Santos. Trabalhamos bem e estudamos o adversário para chegar lá, fazer uma boa partida e sair com a vitória. Esses três pontos são muito importantes para nossa briga por uma vaga na Libertadores", disse o volante André ao site oficial do Fluminense.

Ainda sem Nino e Fred, que se recuperam de lesões, Marcão manterá a equipe que bateu o Fla no Maracanã. Com o sistema mais leve, com o colombiano Jhon Arias no meio de campo, desfazendo a trinca de volantes, o Flu conquistou duas vitórias. Mais do que isso, marcou quatro vezes e viu o desempenho do setor ofensivo melhorar.

Substitutos dos dois capitães da equipe, David Braz e John Kennedy tem sido destaques da equipe nas últimas partidas. O zagueiro ameaça a titularidade de Luccas Claro, enquanto o centroavante caiu nas graças da torcida após decidir o Fla-Flu com dois gols. A dupla entrou na seleção da 28ª rodada do Brasileirão, com a companhia de André, que vive grande fase no Tricolor.

Carrasco do rival desde as divisões de base, o jovem de 19 anos é a nova sensação das Laranjeiras. São 13 gols em 14 jogos contra o Flamengo desde o sub-17, média de praticamente uma bola na rede por jogo. Craque da última rodada do Campeonato Brasileiro em enquete popular da competição no Twitter, o jovem foi muito elogiado por Marcão após a atuação de gala no clássico.

"É um jogador incrível, sabe se movimentar muito bem, achar os espaços, é goleador. Tem muita força e personalidade. Ele ainda vai nos dar muita alegria. É um menino totalmente na dele, mas se agiganta quando está em campo. Não tem medo de ninguém. Ele nos dá essa segurança de poder contar com ele e que ele vai brigar com qualquer um. No extracampo é pacato. A gente olha no olho, e ele tem personalidade muito forte. Vai continuar nos ajudando", declarou o técnico.

Ficha técnica

Santos x Fluminense
Motivo:
23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 27 de outubro de 2021 (quarta-feira)
Horário: 19 horas (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Labes (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)

Santos: João Paulo; Danilo Boza, Emiliano Velázquez, Robson Reis; Madson (Marcos Guilherme), Vinícius Balieiro, Zanocelo, Carlos Sánchez (Marcos Guilherme/Lucas Braga), Felipe Jonatan; Marinho, Tardelli. Técnico: Fábio Carille

Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier, David Braz, Luccas Claro, Marlon; André, Yago, Arias; Caio Paulista, John Kennedy, Luiz Henrique. Técnico: Marcão

Fluminense