Topo

Real Madrid

Gostou Tite? Vini Jr desencanta na Champions e mostra protagonismo no Real

Vinícius Júnior vive grande momento no Real Madrid e assumiu protagonismo ao lado de Benzema - Europa Press Sports/Europa Press via Getty Images
Vinícius Júnior vive grande momento no Real Madrid e assumiu protagonismo ao lado de Benzema Imagem: Europa Press Sports/Europa Press via Getty Images

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/10/2021 04h00

Vinicius Júnior, ao que tudo indica, ainda não conquistou o coração do técnico da seleção brasileira, Tite, por completo. Apesar das convocações, o atacante tem sido pouco utilizado, como aconteceu nos últimos três jogos pelas Eliminatórias da Copa. No Real Madrid, no entanto, Vini Jr. assumiu de vez o protagonismo do time ao lado de Karim Benzema.

Faltava, porém, brilhar na Liga dos Campeões. Faltava, pois contra o Shakhtar Donetsk, Vini foi o melhor em campo ao marcar dois gols e dar uma assistência para o compatriota Rodrygo. A boa atuação na última terça-feira (19) deixou o brasileiro em condições favoráveis.

"Continuo trabalhando, tenho 21 anos e muito tempo para ser um grande jogador. É normal que eu vá falhar, mas, às vezes, vai sair. Já marquei sete gols, mais do que na temporada passada. Sempre me dei bem com a pressão, gosto de jogar assim. Também é importante a confiança que o treinador, a comissão técnica e os jogadores dão. Gostamos destes jogos da Liga dos Campeões e agora descansamos para o próximo desafio [contra o Barcelona, pelo Espanhol]", disse ele após a vitória.

Na primeira temporada, 2018/19, Vinicius disputou 31 partidas, marcou quatro gols e deu oito assistências. Já em 19/20, foram 38 jogos, cinco gols e três passes decisivos. Na última, foram 49 duelos com seis gols e quatro assistências.

O início desta temporada do jogador revelado no Flamengo é bastante expressivo. São 11 jogos com sete gols marcados e três assistências. Já é sua melhor marca dede que chegou ao clube mesmo com a pouca quantidade de jogos. A evolução é nítida e gradativa.

Vinicius Jr chegou a 22 gols com a camisa do Real Madrid e se aproxima de Kaká (29) na lista de maiores artilheiros brasileiros do clube merengue. O líder desse ranking é Ronaldo, com 109, seguido de Roberto Carlos (69), Marcelo (38), Robinho (35) e Casemiro e Sávio (30).

Sem espaço na seleção

Enquanto brilha na Europa em um dos maiores clubes do mundo, Vinicius Jr ainda sofre para conquistar seu espaço na seleção brasileira. Ele tem sido frequentemente convocado, mas pouco entra em campo. Foi assim na última data-Fifa, quando jogou apenas 27 minuntos em três jogos —sendo cortado do duelo contra a Colômbia.

Verdade seja dita, a escolha de Tite para o lugar de Vini Jr foi Raphinha, do Leeds United, que teve momento inesquecível com a camisa amarela. Ele fez a diferença ao sair do banco e dar duas assistências para a vitória sobre a Venezuela. Virou titular contra o Uruguai e marcou duas vezes na goleada por 4 a 1.

Após os jogos da seleção, houve uma constatação geral de que o brilho de Raphinha não foi nada bom para a trajetória de Vinicius Jr com a camisa amarela. No entanto, o atacante voltou com tudo ao Real Madrid e mostra que está pedindo passagem também na seleção. E aí, Tite?

Real Madrid