Topo

Grêmio faz sexto jogo com interino no ano e tenta reagir à nova crise

Thiago Gomes já dirigiu o Grêmio em 10% dos jogos da temporada. Tem duas vitórias, dois empates e uma derrota - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Thiago Gomes já dirigiu o Grêmio em 10% dos jogos da temporada. Tem duas vitórias, dois empates e uma derrota Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/10/2021 04h00

O Grêmio faz diante do Fortaleza, hoje (13), o jogo de número 58 na temporada. E em 10% destas partidas o treinador foi provisório. O nome do interino que atuou em abril, maio, junho e julho é o mesmo que volta à cena agora: Thiago Gomes. É dele a missão de mudar o time e conseguir alguma reação em meio à nova onda de crise no clube.

Fortaleza e Grêmio se enfrentam às 20h30 (horário de Brasília), no Castelão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Juan Pablo Vojvoda tenta recuperação depois de levar 3 a 0 do Flamengo. Os gremistas não vencem há quatro rodadas.

O percentual de jogos em que o Grêmio foi comandado por um treinador provisório não é à toa. Thiago Gomes, promovido a auxiliar técnico permanente, sempre foi convocado em meio às mudanças que o comando do time sofreu nos últimos meses. E não foram poucas.

Gomes comandou o Grêmio diante de Caxias e Novo Hamburgo, no Gauchão, e La Equidad-COL, pela Copa Sul-Americana, à espera de Tiago Nunes. Depois, foi designado pelo xará para ficar à beira do gramado contra o mesmo time colombiano. Numa estratégia para a comissão técnica pensar na reta final do Gauchão.

Mais recentemente, Thiago Gomes foi interino do Grêmio entre a saída de Tiago Nunes e chegada de Felipão. Comandou o time contra o Palmeiras, em São Paulo, já sabendo que ficaria poucas horas na função.

A agenda de Gomes é um bom fio condutor para explicar as idas e vindas do 2021 do Grêmio. Um novo capítulo acontece justamente agora, com o auxiliar técnico chamado às pressas para encontrar a delegação em São Paulo e seguir viagem até Fortaleza.

Aos 37 anos, Thiago Gomes teve um treinamento no gramado para orientar o time. A diretoria passou a dar respaldo, inclusive público, ao interino. O retorno esperado é um time com mudanças na escalação e capaz de competir mais — na comparação com os últimos jogos de Luiz Felipe Scolari à frente da equipe.

"Fizemos um treinamento visando encaixe de marcação em cima da equipe do Fortaleza. como vamos atacar a equipe do Fortaleza (...) A gente vem realizando um trabalho em conjunto com a comissão técnica, atletas. Passando calma ao grupo, pois é um momento difícil", disse o interino do Grêmio por meio da assessoria de imprensa do clube.

Momento difícil é eufemismo. Penúltimo colocado, o Grêmio tem seis vitórias em 23 rodadas. Levou nove gols nos quatro jogos mais recentes e desperdiçou cinco chances de sair da zona de rebaixamento nas últimas semanas.

Thiago Gomes vai para o sexto jogo à frente do time e não é por acaso. Dependendo do resultado e do desempenho, o interino tem chance de ser efetivado. Mas se for, em breve pode até ver outro cumprir o papel que hoje é dele.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA X GRÊMIO

Data e hora: 13/10/2021 (quarta-feira), às 20h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Transmissão na TV: Premiere
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)

FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga, Titi e Matheus Jussa; Yago Picachu, Éderson, Felipe, Lucas Lima, Edinho e Lucas Crispim; Wellington Paulista
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

GRÊMIO: Brenno; Vanderson, Ruan, Kannemann e Cortez; Mateus Sarará, Lucas Silva, Alisson, Campaz e Ferreira; Diego Souza (Elias) Técnico: Thiago Gomes (interino)