Topo

Diretor da Globo vê entendimento com o Athletico-PR ainda distante

Do UOL, em São Paulo

10/10/2021 04h00

Dos 20 clubes que integram hoje a Série A do Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR é o único que não tem um contrato com a Globo para a transmissão dos jogos em TV fechada e nem o pay-per-view, ficando apenas no acordo para a exibição em TV aberta, o que faz com que alguns jogos do clube campeão nacional de 2001 só possam ser vistos por quem paga pelo sistema do próprio Furacão quando o duelo é com um time que detém acordo com a Globo.

Em entrevista a Mauro Cezar Pereira no programa Dividida, do Canal UOL, Fernando Manuel Pinto, diretor responsável pela negociação dos direitos esportivos do Grupo Globo, explica como é a relação com o Athletico-PR e considera que o clube ainda está distante de um acordo, lembrando que o clube é um dos que têm acordo com a Turner e não tem contrato para a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro a partir de 2022 devido ao rompimento — Ceará, Coritiba, Fortaleza, Juventude e Santos fecharam com a Globo até 2024.

"A Globo não deixou de fazer um contrato com o Athletico-PR por opção, a Globo tem um modelo, esse modelo é coletivo, ele foi apresentado ao Athletico-PR da mesmíssima maneira que foi apresentado aos outros clubes e o Athletico-PR exerceu ali um direito dentro da avaliação do clube de que aquilo não prestava", explica o executivo.

"Existem bônus e existem ônus de adotar e trabalhar com um modelo mais padronizado e coletivo. Nos ônus talvez possa ser visto como uma dificuldade de flexibilizar alguma condição para um clube e isso, inclusive, ser percebido em detrimento de outros 20, é como se eu resolvesse um acordo com um clube e arrumasse um problema com 10, 15, 20 clubes paralelamente", completa.

O executivo afirma que há um bom diálogo com a direção do clube paranaense, mas a chegada a um acordo não é tão simples.

"Respondendo objetivamente, eu acho que o diálogo com o clube é bom, ele é positivo, porque há compreensão de parte a parte, mas eu ainda vejo como distante esse entendimento", conclui.

O Dividida vai ao ar às quintas-feiras, às 14h, sempre com transmissão em vídeo pela home do UOL e no canal do UOL Esporte no Youtube. Você também pode ouvir o Dividida no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music.