Topo

Soteldo e Brenner têm queda de rendimento nos piores times da MLS

Soteldo e Brenner estão com dificuldades de manterem o mesmo desempenho do futebol brasileiro - Montagem/UOL
Soteldo e Brenner estão com dificuldades de manterem o mesmo desempenho do futebol brasileiro Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/10/2021 04h00

No futebol brasileiro, Brenner e Soteldo tiveram grandes atuações com a camisa do São Paulo e do Santos, respectivamente. Para esta temporada, eles foram contratados por equipes da MLS, principal campeonato de futebol dos Estados Unidos: o brasileiro fechou com o FC Cincinnati e o venezuelano chegou ao Toronto FC, os dois piores times de toda a liga americana.

O Cincinnati ocupa a 14ª colocação da Conferência Leste, com apenas 20 pontos em 26 jogos — são 4 vitórias, 8 empates e 14 derrotas. O clube americano acabou de despedir seu antigo técnico Jaap Stam, ex-zagueiro holandês. O motivo foram os resultados ruins: apenas uma vitória nos últimos 16 jogos.

A qualidade da equipe com pior campanha em toda MLS também fez com que os números de Brenner caíssem drasticamente. Em 2020, em 44 jogos o atacante de 21 anos marcou 22 gols e foi o principal nome do São Paulo na campanha do Campeonato Brasileiro da última temporada. Em solo americano, ele tem 26 jogos e apenas 7 gols. Em fevereiro, o Cincinnati pagou 15 milhões de dólares (R$ 81 milhões na época) para contar com o atleta.

Em abril deste ano, o Santos anunciou a venda de Soteldo ao Toronto FC, time canadense que disputa a MLS — o valor pago foi de 6 milhões de dólares (cerca de R$ 33 milhões na época). Assim como no caso de Brenner, o venezuelano sofre com o desempenho ruim de sua equipe.

O time canadense só tem dois pontos a mais do que o Cincinnati, 22. Em 27 partidas foram 5 vitórias, 7 empates e 15 derrotas. Os números de Soteldo ainda são bem inferiores em relação aos do atacante brasileiro. Ele tem 21 jogos na liga americana, com dois gols e cinco assistências. A melhor temporada do venezuelano com a camisa do Santos foi em 2019, quando ele disputou 51 jogos, marcou 12 gols e deu 7 assistências.

A temporada passada da MLS já indicava o que o futuro reservaria para Brenner. O Cincinnati teve a pior campanha geral da competição, com apenas 16 pontos — em 23 jogos foram 4 vitórias, 15 derrotas e 4 empates. Já o destino foi cruel com Soteldo. Na última temporada o Toronto teve uma boa campanha, mas acabou eliminado nas quartas de final de conferência para o Nashville.