Topo

Cruzeiro

Cruzeiro vê chance de acesso quase nula e alerta acende contra o Z4

Luxemburgo vê o Cruzeiro mais perto da degola do que do acesso à Série A - Bruno Haddad/Cruzeiro
Luxemburgo vê o Cruzeiro mais perto da degola do que do acesso à Série A Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

30/09/2021 04h00

Um dos times que mais empatam na Série B — ao lado do Vitória — está quase sem chances de regressar à elite do Brasileirão em 2022. Com o 1 a 1 diante do Guarani, ontem (29), em Campinas (SP), o Cruzeiro chegou ao seu 14º empate e vê suas possibilidades de acesso se aproximarem de 0%. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Raposa tem apenas 0,056% de probabilidade de alcançar o feito ainda nesta temporada.

Apesar de a estatística ser completamente desfavorável, o discurso dos jogadores ainda é de confiança na possibilidade de acesso. "Seguir trabalhando, em frente, porque a gente precisa de vitórias, de somar para conseguirmos nosso objetivo", frisou o zagueiro Ramon, logo após o empate com o Guarani.

O Cruzeiro antes de entrar em campo para enfrentar o Bugre tinha 0,11% de chance de acesso, número que se apresentava já bem abaixo. Dos 11 jogos restantes na Série B, o time de Vanderlei Luxemburgo precisa praticamente vencer todos para quem sabe garantir uma das vagas na Série A da próxima temporada. Agora, a equipe necessitaria de uma campanha perfeita em prol do que seria uma façanha quase impossível. Isso, tendo em vista que o aproveitamento da Raposa teria que superar 90% para que houvesse alguma brecha para se pensar em Primeira Divisão.

Mesmo com um cenário completamente contrário e distante do acesso, há quem siga com discurso positivo e acreditando no que aponta como muito improvável.

"Com certeza, enquanto for possível, acreditamos [no acesso]. É um grupo que batalhou desde o início, que enfrentou muita coisa desde o início, e está enfrentamos. Vamos em busca junto com a comissão técnica, junto com o Luxemburgo, sim. Vamos em busca do acesso, até quando for possível. Precisamos da vitória, sabemos disso", comentou Eduardo Brock, ao canal Premiere.

Alerta aceso

Se a chance de acesso se reduziu a quase zero, o alerta celeste começa a ser ligado no que diz respeito ao rebaixamento. De acordo com a UFMG, há 11,2% de chance de a Raposa cair para a Série C, o que seria uma tragédia para o clube, que passa por sua maior crise financeira e institucional, em cem anos.

O Cruzeiro segue na parte inferior da tabela de classificação, no 15º lugar, com 32 pontos, cinco pontos acima da zona de rebaixamento e 14 do G4. Agora o time celeste enfrentará o Brasil-RS, no domingo, às 11h, em Belo Horizonte.

"Jogo em casa, com um time que está brigando para sair da zona, será outro jogo difícil. Temos que usar o fator casa ao nosso favor para retomar o caminho das vitórias", comentou Ramon.

Cruzeiro