Topo

Cruzeiro

Cruzeiro sai na frente, mas toma empate do Guarani e segue drama na Série B

Régis, do Guarani, disputa lance em jogo com o Cruzeiro pela Série B - Diogo Reis/AGIF
Régis, do Guarani, disputa lance em jogo com o Cruzeiro pela Série B Imagem: Diogo Reis/AGIF

Do UOL, em Belo Horizonte

29/09/2021 21h01

O Cruzeiro foi a Campinas-SP para enfrentar o Guarani e saiu do gramado da forma que mais se acostumou até aqui na Série B do Campeonato Brasileiro: com um empate. No estádio Brinco de Ouro da Princesa, hoje (29), pela 27ª rodada, Bugre e Raposa ficaram no 1 a 1, com gols de Ramon e Mateus Ludke.

O time celeste até saiu na frente, mas a equipe paulista buscou a igualdade logo no começo da etapa complementar. Foi o 14º empate do Cruzeiro na atual edição da Série B, e os mineiros são os que mais empataram na competição até aqui.

Com o resultado, a equipe estrelada fica na 15ª posição com 32 pontos, cinco de distância da zona de rebaixamento. O Guarani é o sexto com 42.

O próximo compromisso celeste está marcado para o domingo (3), às 11h (de Brasília), contra o Brasil-RS, no estádio Independência. O Guarani joga no sábado (2), às 16h, no estádio Augusto Bauer, contra o Brusque.

Raposa sai na frente

Os últimos encontros entre Guarani e Cruzeiro na Série B do Brasileirão foram marcados por muitos gols. E a partida no Brinco de Ouro da Princesa começou dando pinta de que o histórico recente poderia se repetir. O Cruzeiro começou com um ritmo forte, buscando o ataque e dando trabalho para a defesa do Bugre.

Precisando da vitória para seguir sonhando com o acesso — que matematicamente ainda é possível —, o Cruzeiro fez aquilo que o técnico Vanderlei Luxemburgo pedia: atacar com intensidade e compactar o time na hora de defender. Com essa receita a equipe acabou premiada com o gol. Ramon aproveitou cobrança de escanteio pela direita e cabeceou sem chances para o goleiro Rafael Martins.

Guarani tenta responder

O Guarani depois do gol assustou e partiu para cima, tomando as rédeas do jogo. Apesar de ter mais a posse de bola e permanecer mais no campo do adversário, o time campineiro tinha dificuldade para ultrapassar as linhas defensivas da Raposa.

Empate no começo do segundo tempo

O Guarani voltou melhor, como já havia terminado o primeiro tempo. Dessa forma foi premiado logo no começo do segundo tempo com o gol de empate. Mateus Ludke, lateral que apareceu bastante para o jogo, foi o responsável por colocar o placar em igualdade, após bela jogada ofensiva do Bugre.

Ventania

Um detalhe que chamou a atenção foi a intensidade do vento no Brinco de Ouro da Princesa. A bandeira do escanteio ficou tremulando fortemente e até a bola durante a cobrança de falta "caminhava sozinha". A rede dos gols também balançava bastante pela ventania.

Reclamação em excesso

O duelo entre paulistas e mineiros foi tenso, com muitas faltas e reclamação de jogadores contra a arbitragem. Principalmente os atletas do Guarani, que gritavam muito contra o árbitro Rodholfo Toski. O dono do apito começou o jogo não poupando cartões e o Bugre foi quem mais recebeu as advertências.

Para se ter ideia, o primeiro amarelo recebido por Thales, zagueiro do Guarani, foi aos dois minutos de jogo.

Só por milagre

O Cruzeiro começou a rodada com apenas 0,11% de chance de acesso, de acordo com cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dos 12 jogos que faltavam (contando com o jogo contra o Guarani), a Raposa precisa de 11 vitórias para, quem sabe, chegar à Série A. Será necessário um aproveitamento absurdo (91,6%) para atingir o maior objetivo dos últimos anos. Alguém acredita nisso?

Cronologia do jogo

Aos 12 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Ramon aproveitou a cobrança certeira de escanteio de Giovanni, pela direita, cabeceou e mandou a bola para o fundo da rede: 0 a 1.

Aos 4 minutos do segundo tempo, o lateral Mateus Ludke aproveitou grande jogada de ataque e, de dentro da área, empatou a partida: 1 a 1.

Aos 15 minutos do segundo tempo o VAR foi acionado para esclarecer um lance polêmico. Bruno José fez o gol após aproveitar cruzamento de Rômulo, mas o árbitro de vídeo anulou o lance acusando impedimento do lateral cruzeirense.

Cartão vermelho! Aos 49 minutos do segundo tempo, Bidu recebeu o segundo amarelo e, consequentemente, foi expulso, por cometer falta em Rômulo.

FICHA TÉCNICA

GUARANI 1 X 1 CRUZEIRO

Motivo: 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data e horário: 29 de setembro de 2021, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Gol: Ramon (12' 1ºT); Mateus Ludke (4' 2ºT)
Cartão amarelo: Thales, Ronaldo Alves, Junior Todinho, Bidu (GUA); Ramon (CRU)
Cartão vermelho: Bidu (GUA)

GUARANI: Rafael Martins; Mateus Ludke, Thales (Carlão), Ronaldo Alves (Índio) e Bidu; Bruno Silva, Rodrigo Andrade e Régis (Maxwell); Bruno Sávio, Junior Todinho (Lucão do Break) e Júlio César (Andrigo). Técnico: Daniel Paulista

CRUZEIRO: Fábio; Rômulo, Eduardo Brock, Ramon e Felipe Augusto, Lucas Ventura (Cáceres), Flávio, Giovanni (Ariel Cabral) e Claudinho (Bruno José); Vitor Leque (Keké) e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cruzeiro