PUBLICIDADE
Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Lukaku resolve, e Chelsea estreia na Champions com vitória sobre o Zenit

Lukaku marca o único gol do Chelsea contra o Zenit pela Liga dos Campeões - REUTERS
Lukaku marca o único gol do Chelsea contra o Zenit pela Liga dos Campeões Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

14/09/2021 17h51

Classificação e Jogos

Atual campeão da Liga dos Campeões, o Chelsea estreou com vitória nesta edição da competição europeia. Os comandados de Thomas Tuchel venceram o Zenit por 1 a 0 hoje, em Stamford Bridge, na Inglaterra. O autor do gol foi o 'velho conhecido' dos Blues, Romelu Lukaku.

A estreia do atacante belga nesta edição da Champions ficou marcada por algumas oportunidades na primeira etapa, sem sucesso. Já no segundo tempo, ele não desperdiçou o cruzamento de Azpilicueta e fez o único gol do jogo. Este é seu segundo gol em três jogos desde que voltou para o Chelsea. No primeiro, marcou na vitória contra o Arsenal, na Premier League.

Os brasileiros Claudinho e Malcom não tiveram muitas oportunidades de reverter a situação para os visitantes. Ambos acabaram substituídos pelo treinador Sergey Semak no segundo tempo.

Com o resultado, o Chelsea é o segundo colocado do grupo, atrás da Juventus, que venceu por 3 a 0. Já o Zenit, fica com a terceira colocação, na frente do Malmo, que segura a lanterna.

Os ingleses, vice-colocados da Premier League, voltam aos gramados no próximo domingo (19), às 12h30 (Brasília), quando visitam o Tottenham. Já os russos enfrentarão o Rubin, fora de casa, pelo Campeonato Russo, torneio o qual é líder. O confronto acontecerá na segunda-feira (20), às 12h30 (de Brasília).

Primeiro tempo

Os 45 minutos iniciais em Stamford Bridge não tiveram muitas emoções. Os visitantes se mostraram muito bem postados no setor defensivo, o que dificultou as ações ofensivas dos Blues.

Os russos tiveram uma chegada aos 37 minutos, quando Rakistskiy chutou de fora da área, mas não levou dificuldade para o goleiro Mendy. Já os comandados de Tuchel tiveram uma oportunidade um pouco antes com Lukaku. Após receber um pelo passe de Claudinho, o belga não conseguiu dominar na área.

Depois disso, a partida ficou muito equilibrada no meio-campo, nenhuma das equipes levou mais perigo aos goleiros adversários.

Segundo tempo

A segunda etapa começou um pouco mais intensa por parte do Chelsea. Nos dez primeiros minuitos, Ziyech, Rudiger e James arriscaram chutes que fizeram o arqueiro Kritsyuk trabalhar. O Zenit trabalhou com base nos contra-ataques e com 15 minutos, Azmoun teve a oportunidade de abrir o placar, mas foi travado na hora do chute.

Aos 23 minutos, Lukaku mostrou que segue com o faro de gol apurado. Após um cruzamento de Azpilicueta, o atacante belga não desperdiçou e cabeceou no canto do goleiro adversário, abrindo o placar para o Chelsea.

Depois disso, a partida ficou ainda mais eletrizante. Aos 34 minutos, Dzyuba quase deixou tudo igual. Mas, frente a frente com Mendy, o atacante acabou chutando para fora.

Situação do grupo

O Grupo H da Liga dos Campeões terminou a primeira rodada com a Juventus líder. O time italiano venceu o Malmo na estreia e anotou os três pontos. Em segundo lugar está o atual campeão, o Chelsea, que também fez três pontos, mas o saldo de gols deixa a Juve na frente.

Logo em seguida, em terceiro, está o Zenit, com zero pontos e um gol negativo, de saldos. O último colocado é o clube sueco, que também não pontuou e está com três gols negativos de saldo.

Na próxima quarta-feira (29), os ingleses voltam aos gramados para enfrentar a Velha Senhora, na Itália. Já o Zenit receberá o Malmo, na Rússia, no mesmo dia.