Topo

Brasil x Peru flertou com público, mas terá portões fechados no Recife

Setor de cadeiras da Arena de Pernambuco em registro de julho de 2017; estádio receberá Brasil x Peru na quinta (9) - Hesíodo Góes
Setor de cadeiras da Arena de Pernambuco em registro de julho de 2017; estádio receberá Brasil x Peru na quinta (9) Imagem: Hesíodo Góes

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

07/09/2021 04h00

Brasil e Peru se enfrentam nesta quinta-feira (9), às 21h30, na Arena de Pernambuco, pela décima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar.

Quando o local do jogo foi anunciado pela CBF, em agosto, autoridades públicas locais e também da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) se mobilizaram para que fosse a retomada dos eventos com público no estado. A três dias da partida, não só a possibilidade está descartada, como o número de presentes será ainda menor do que teve Brasil x Argentina na Neo Química Arena, no domingo.

Cerca de 1.500 torcedores estiveram no estádio do Corinthians como convidados da CBF e mediante protocolos sanitários, como apresentação de teste negativo para covid-19 — boa parte era composta por familiares de jogadores. O jogo foi interrompido aos seis minutos do primeiro tempo e logo depois suspenso após ação de agentes da Anvisa para impedir que quatro jogadores argentinos que vieram da Inglaterra e não cumpriram quarentena estivessem em campo. Os convidados deixaram a Neo Química Arena cerca de duas horas depois disso.

Em Pernambuco, o que se diz nos bastidores é algo em torno de cem pessoas autorizadas pelas delegações de Brasil e Peru, o que deve restringir a entrada somente a autoridades e dirigentes das federações nacionais.

Secretarias estaduais trabalharam em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol para a criação de um protocolo que permitisse a presença de uma quantidade entre dois mil e cinco mil torcedores na Arena na quinta-feira. Até mesmo um aplicativo de celular para controle prévio e posterior das pessoas que comparecerem ao estádio estava em estudos. O governo estadual não deu aval para esta tentativa baseado em experiências recentes de público nos estádios no Brasil, como em Minas Gerais e no Distrito Federal.

Um ofício assinado por Ana Paula Vilaça, secretária executiva de atração de investimentos e estudos econômicos de Pernambuco, deu fim ao plano no último dia 3: "A partida está autorizada a acontecer sem a presença de público e/ou convidados."

O próximo jogo da seleção brasileira como mandante será no dia 14 de outubro, contra o Uruguai, na Arena da Amazônia. Neste caso, é de interesse do governador Wilson Lima (PSC) a recepção de público na partida em Manaus.