Topo

OPINIÃO

RMP: Campanha da torcida do Fla por David Luiz é legal, mas não decisiva

Do UOL, em São Paulo

02/09/2021 11h06

O Flamengo está na espera da definição em relação ao zagueiro David Luiz, que pode se tornar um reforço do clube, mas ainda tem a possibilidade de fechar com alguma equipe do futebol europeu no último dia de inscrições para as principais competições europeias. A torcida rubro-negra bombou a hashtag #DavidLuiznoFla ontem para ajudar a convencer o jogador a escolher a volta ao futebol brasileiro.

No programa UOL News Esporte, Renato Maurício Prado destaca que a campanha foi trending topics no Twitter e que é uma iniciativa legal por parte dos torcedores, mas não é o que vai resolver o futuro do zagueiro recém-saído do Arsenal, da Inglaterra.

"Eu acho que sempre toca o jogador, mas o que toca na verdade é grana e possibilidade de disputar aquela que é a principal competição de clubes do mundo hoje em dia, que é a Champions League. Então eu acho que se o Benfica fizer uma proposta para ele, que parece que até hoje não fez, eu acho que ele vai preferir o Benfica. O Olympique possivelmente também, mas se ninguém quiser, se ninguém fizer uma grande proposta, ele pode vir para o Flamengo sim", diz Renato.

"Isso aí é legal, mas não é o que vai ser decisivo. O que vai ser decisivo hoje é justamente ver se o Benfica, o Olympique, ou quem quer que seja, inscreve o David Luiz ou na Liga dos Campeões, ou na Liga Europa, porque a inscrição da Liga Europa termina hoje também, então por isso que se fala muito que é dia 'D'", completa.

O jornalista afirma que o caso do zagueiro é semelhante ao do lateral esquerdo Filipe Luís, quando foi contratado em 2019 após a saída do Atlético de Madrid, além de destacar que ele muda o patamar da defesa do Flamengo caso realmente seja contratado.

"Esse caso me lembra muito o do Filipe Luís quando foi contratado pelo Flamengo. Também ficou enrolando, ficou enrolando, porque primeiro o Filipe tinha esperança de renovar com o Atlético de Madrid, o que não aconteceu, porque o Atlético de Madrid achou que ele já estava velho e não quis mais. Depois ficou esperando um outro grande clube na Europa e também não apareceu, e ele veio para o Flamengo. São casos semelhantes, então, quem sabe os dois 'Luiz' não acabam fazendo o mesmo trajeto", diz Renato.

"Agora, esse é outro que se vier para o futebol brasileiro vai também jogar de fraque e cartola, porque a diferença, por exemplo, do David Luiz para o Bruno Viana é a mesma diferença de um caminhão para uma Fórmula 1, então, sem dúvida nenhuma, se o David Luiz vier, também vai fazer muita diferença", conclui.