Topo

OPINIÃO

RMP: Se Renato ganhar a Libertadores e o Mundial, ele supera o Jorge Jesus

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 14h04

O técnico português Jorge Jesus, que comandou o Flamengo na campanha em que o clube conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, disse que Renato Gaúcho nunca vai repetir sua história no Rubro-negro, considerando que, ainda que o treinador atual conquiste títulos, não deverá fazer algo semelhante.

Em sua participação no programa UOL News Esporte, Renato Maurício Prado afirma que é muito difícil repetir Jesus, mas considera que Renato Gaúcho pode até superar o técnico português caso consiga conquistar os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes.

"É muito difícil de fato você repetir o Jorge Jesus. Você ganhar Campeonato Brasileiro e Libertadores no mesmo ano só o Flamengo ganhou na era dos pontos corridos, o Santos ganhou também, mas lá atrás, em uma época em que não havia Campeonato Brasileiro, era Taça Brasil, era um campeonato muito mais curto, muito mais fácil, e era o Santos do Pelé", afirma Renato.

"Agora, o Renato Gaúcho pode superá-lo, se o Renato Gaúcho ganhar os três campeonatos, já supera o Jorge Jesus. Vou dizer mais, não precisa nem ganhar os três, se o Renato Gaúcho ganhar a Libertadores e o Mundial, basta isso, ele já supera o Jorge Jesus. O Flamengo está a três jogos de ser campeão da Libertadores, o que não quer dizer que vai ser, mas está a três jogos, dois desses jogos teoricamente fáceis, e depois está a dois jogos de ser campeão do mundo", completa.

O jornalista compara também os feitos dos dois técnicos diante do Grêmio e vê a vitória de ontem no estádio gremista como mais impactante do que a semifinal de 2019 pelo fato de ter conseguido o resultado atuando com um jogador a menos.

"O Jorge Jesus que se cuide, porque qual é o resultado mais impactante: o 'cincum' do Jorge Jesus no Maracanã, 11 contra 11, ou o 4 do Renato Gaúcho com um jogador a menos na Arena do Grêmio? Eu acho que é o segundo resultado. Na casa do adversário e com um jogador a menos. Eu nunca vi um time com um jogador a menos ganhar de 4 a 0, construir o 4 a 0 com um jogador a menos", diz Renato.

"Além do mais, pelo menos até o momento, o início do Renato é superior ao do Jorge Jesus. Esse início do Renato é uma coisa impressionante, 13 jogos, 11 vitórias, um empate e apenas uma derrota, 87% de aproveitamento, 41 gols marcados, média de três gols por jogo, isso nem o Jorge Jesus conseguiu. Claro, o Renato pode a partir de agora o aproveitamento começar a cair, ele pode até acabar o ano sem ganhar nenhum título, mas ele pode também ganhar os três, o que seria mais do que o Jorge Jesus. Então eu acho legal, adoro essa briguinha Renato e Jorge Jesus, os dois vivem se pepinando, é uma delícia isso", conclui.

Jorge Jesus diz que Renato Gaúcho 'nunca' vai repetir sua história no Flamengo

Hoje no Benfica, o técnico Jorge Jesus foi questionado nessa terça-feira (24) sobre o início de trabalho de Renato Gaúcho no Flamengo. No momento da pergunta, o repórter afirmou que Renato Gaúcho "ainda não ganhou nenhum título e não fez a história" que Jesus obteve no comando da equipe carioca.

"Nem nunca fará", logo rebateu o treinador português, em entrevista ao SBT, completando depois que o início de trabalho de Renato no clube brasileiro não é melhor que o dele.

"Melhor que o meu não é verdade. Porque a pontuação que o Flamengo fez no Campeonato Brasileiro e na Libertadores, o Flamengo não vai fazer os pontos que a gente fez. Ser campeão isso é possível. Quatro pontos atrás, nós quando chegamos ao Flamengo tínhamos nove (atrás) e fomos vencedores. Mas é difícil fazer igual o que fizemos em 14 meses", afirmou o português.