Topo

A relação entre o Ajax e Bob Marley, inspiração para a 3ª camisa do time

Terceira camisa do Ajax na temporada 2021-22, homenagem do clube à música "Three Little Birds", de Bob Marley - Divulgação/Ajax
Terceira camisa do Ajax na temporada 2021-22, homenagem do clube à música "Three Little Birds", de Bob Marley Imagem: Divulgação/Ajax

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/08/2021 04h00

O Ajax e a Adidas lançaram oficialmente na última sexta-feira (20) um terceiro uniforme que foi sucesso instantaneamente. Inspirada na música "Three Little Birds", de Bob Marley, a camisa preta traz as listras da fornecedora esportiva nas cores do movimento rastafári e reggae: verde, amarelo e vermelho, além de três pequenos pássaros bordados também nessas cores. Mas qual a relação do cantor com o clube holandês?

Tudo começou em 2008, quando o Ajax disputou um amistoso contra o Cardiff City, no País de Gales. Após o jogo, para evitar o encontro entre torcedores, os fãs do Ajax precisaram esperar dentro do estádio por uma hora até que pudessem sair do local.

Durante o tempo ocioso, o responsável pelo som no Ninian Park, Ali Yassine, tocou "Three Little Birds", que caiu nas graças dos holandeses e passou a ser cantada pela torcida em todos os jogos. Em entrevista a um grupo de torcedores do Ajax, o DJ explicou o motivo da escolha da música naquele dia:

"Uma das razões foi o amor que Amsterdã tem pelo reggae, mas também pelo futebol total. Quando descobri que íamos jogar um amistoso contra o Ajax, decidi tocar reggae o máximo possível", explicou.

Depois disso, a canção tornou-se uma espécie de hino não oficial da torcida do Ajax, que começou a cantá-la em todos os jogos, sem importar o resultado da partida, como forma de demonstrar seu amor pelo clube.

Ky-Mani Marley, filho de Bob, já chegou a apresentar por duas vezes a música na Johan Cruyff Arena. A primeira foi em 2012 e, mais recentemente, ele cantou durante o intervalo da partida entre Ajax e AEK Athens na Champions League de 2018, quando o time holandês fez uma excelente campanha e chegou até as semifinais.

"Meu pai era um grande fã de futebol, e futebol e música andavam de mãos dadas", explicou. "Poder apresentar a música lá, sentir a energia e a vibração naquele dia fez algo para mim que nunca esquecerei. Ajax, esse é o meu time. De hoje em diante", disse ele, declarando seu amor pelo Ajax.

A música "Three Little Birds" foi lançada em 1977 e é uma das mais populares de Bob Marley. Ela traz uma mensagem positiva e de otimismo, e diz que "tudo vai ficar bem".

Sucesso de vendas

A nova camisa do Ajax está sendo um sucesso e até sobrecarregou o site da venda do uniforme, fazendo com que os torcedores precisassem esperar em uma fila virtual para adquirir o produto. Nas lojas físicas, também houve uma grande procura. O Ajax pretende usar a terceira camisa durante jogos da Champions League.

Torcedores do Ajax fazem fila para comprar camiseta em homenagem a Bob Marley - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Torcedores do Ajax fazem fila para comprar camiseta em homenagem a Bob Marley
Imagem: Reprodução/Twitter

"O kit preto apresenta detalhes em vermelho, amarelo e verde. Na parte de trás da camisa, logo abaixo da gola, traz uma sutil referência à icônica canção, com três pequenos pássaros sentados nas três cruzes de Saint Andrews", explicou o Ajax. As cruzes de Saint Andrews fazem parte da bandeira de Amsterdã.

Os calções também trazem as cores clássicas do movimento reggae. O meião, além das listras coloridas, também tem em vermelho o desenho das cruzes da bandeira da capital da Holanda.