PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Por que o Barcelona já retirou imagens de Messi do Camp Nou

Do UOL, em São Paulo

10/08/2021 16h47

Nesta manhã de terça-feira (10), uma imagem chamou atenção e simbolizou ainda mais o fim da relação de Messi com o Barcelona. Enquanto o craque viajava para Paris, um pôster gigante da patrocinadora Rakuten foi retirado da fachada do estádio Camp Nou. Nele, estava a imagem do argentino e de outros jogadores do time, como Ter Stegen, Piqué e Griezmann. Mas a opção de retirar o material foi apenas uma alternativa do Barça de antecipar a saída do craque ou também está relacionada aos direitos de imagem do jogador? Andrei Kampff, advogado e colunista do UOL, explicou a situação.

"Seria preciso ter acesso ao contrato do jogador, mas, provavelmente, isso ocorreu em função do contrato de imagem. Normalmente, o contrato de imagem se encerra com o fim do contrato de trabalho", disse Andrei.

Mesmo que o contrato de Messi com o Barcelona já tenha se encerrado no dia 30 de junho, Andrei explica que a exploração da imagem até hoje pode ter sido possível devido a uma cláusula que permite ao clube seguir utilizando a imagem por determinado tempo se não houver comunicação de nenhuma das partes ao fim do vínculo. Contudo, a não renovação com o Barça e a iminente assinatura de contrato com o PSG fizeram o clube catalão se antecipar para desvincular sua imagem à de Messi.

"Hoje, a imagem do Messi, independentemente de contrato com o PSG ou não, já passa a ser mais proveitosa para o PSG do que para o Barcelona", conclui.

Além do mural da Rakuten, a imagem de Messi também foi retirada de outras ações de patrocinadores espalhados pelo Camp Nou, como a Estrella Damm, e também em outras propriedades do clube, como o Palau Blaugrana, o ginásio onde o clube manda seus jogos de basquete, handebol, futsal e hóquei sobre patins.

Já em Paris, Messi só depende agora dos exames médicos para assinar o contrato e ser oficializado como novo jogador do PSG. O anúncio pode acontecer ainda nesta terça-feira. Se isso ocorrer, a apresentação do craque para a imprensa deverá acontecer nesta quarta (11).

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi informado anteriormente, Messi aguarda exames para ser anunciado como jogador do PSG, e não do Barcelona. O erro foi corrigido.

Futebol