Topo

Brasileiros são metade das equipes nas quartas da Liberta e Sul-Americana

Choque-Rei abre quartas de final da Copa Libertadores de 2021 - Paulo Pinto/São Paulo FC
Choque-Rei abre quartas de final da Copa Libertadores de 2021 Imagem: Paulo Pinto/São Paulo FC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/08/2021 04h00

Além do recorde de representantes brasileiros nas quartas de final da Copa Libertadores, que começa nesta semana, a temporada de 2021 é a segunda em que as equipes do Brasil formam metade dos 16 classificados na Copa Sul-Americana e na Liberta.

Dos oito clubes, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Fluminense competem pela principal competição do continente; na Sul-Americana, Santos, Athletico-PR e Red Bull Bragantino completam a lista.

Na história dos dois torneios, a única vez em que o feito havia ocorrido foi em 2010, com quatro equipes em cada.

À época, Internacional, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro avançaram às quartas da Liberta. O Colorado de Giuliano, Alecsandro e Leandro Damião se sagrou o campeão daquela edição, vencendo o Chivas Guadalajara-MEX nos dois jogos — 3 a 2 e 2 a 1.

Na Sul-Americana, Goiás, Palmeiras, Atlético-MG e Avaí estiveram entre os oito melhores. O time goiano chegou à decisão contra o Independiente-ARG, mas perdeu nos pênaltis por 5 a 3. Rafael Moura, então centroavante do Esmeraldino, foi o artilheiro do torneio, com oito gols.

Recorde na Liberta

Esta temporada é a primeira em que a Copa Libertadores terá cinco representantes brasileiros entre as oito equipes nas quartas de final.

Antes disso, o máximo de times que um país colocou nesta fase havia sido quatro, o que ocorreu em cinco edições (2009, 2010, 2012 e 2019, com o Brasil, e 2018, com a Argentina).

Em quatro destas cinco oportunidades, o país mais vezes representado nas quartas acabou com um campeão.

Calendário da semana

A caminhada dos brasileiros nas quartas de final da Libertadores começa com um grande clássico: São Paulo e Palmeiras se enfrentam hoje (10), no Morumbi, pelo jogo de ida.

Na quarta-feira (11), o Flamengo visita o Olimpia-PAR, em Assunção, e o Atlético-MG vai ao Monumental de Nuñez enfrentar o River Plate-ARG. Na quinta (12), o Fluminense recebe o Barcelona de Guayaquil-EQU no Maracanã.

Pela Sul-Americana, o primeiro confronto será na noite de hoje, quando o Bragantino encara o Rosario Central-ARG, no Gigante Arroyito. Na quinta, mais duas partidas fecham a semana: o Athletico-PR pega a LDU em Quito, no Equador, e o Santos recebe o Libertad-PAR na Vila Belmiro.