Topo

Cruzeiro

Sorte 'vira de lado', e Cruzeiro tem chance de abrir sequência de vitórias

Luxemburgo tenta emplacar sequência de vitórias em seus primeiros jogos após retorno ao Cruzeiro - Bruno Haddad/Cruzeiro
Luxemburgo tenta emplacar sequência de vitórias em seus primeiros jogos após retorno ao Cruzeiro Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

09/08/2021 11h00

A chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo já mudou um pouco o ambiente no Cruzeiro, que no último sábado encerrou uma sequência incômoda na Série B do Campeonato Brasileiro. Com a vitória de virada por 2 a 1 em cima do Brusque, em Santa Catarina, a Raposa pôs fim ao jejum de nove jogos sem vencer e agora vê a chance de um novo horizonte se abrir na competição.

Se antes a trave, a arbitragem, o azar, gols sofridos nos últimos minutos e tudo o mais parecia conspirar contra o clube nos jogos, parece que a sorte "virou de lado", deixando os adversários e apontando para o clube estrelado. Na vitória em cima do Brusque teve jogador marcando gol pela primeira vez após 20 jogos, contando com falha do goleiro adversário no fim da partida, bastidores menos inflamados com quitação de parte dos salários atrasados, e comemorações efusivas até com palavrões após os gols. O que evidenciou uma entrega maior dos atletas no jogo, que pode abrir uma sequência positiva na sequência do Brasileirão de agora em diante.

Agora o Cruzeiro terá dois compromissos em casa, contra o Vitória, na próxima quarta-feira (11), no Mineirão, e o Sampaio Corrêa, no sábado, dia 14 de agosto, no estádio Independência. Partidas que podem servir para a Raposa, quem sabe, dar uma escalada na tabela de classificação aproveitando do "efeito Luxemburgo".

E a motivação com a chegada do novo comandante poderá ser trunfo para melhorar os números do clube em partidas na cidade de Belo Horizonte. Como mandante o Cruzeiro tem a 19ª campanha, com apenas sete pontos em 21 disputados, o que representa 33,3% de aproveitamento.

"Temos um número de jogos suficientes para brigar por uma vaga. Temos que ir jogo a jogo. Agora, temos dois jogos em casa. Primeiro temos que jogar pensando no Vitória, depois no Sampaio, depois no Náutico. É jogo a jogo pra gente ir somando pontos e subir para a parte de cima da tabela", analisou Vanderlei Luxemburgo após o triunfo em cima do Brusque.

Autor do gol da virada e, consequentemente, da vitória em Santa Catarina, o meia Giovanni "tirou a zica" da falta de gols e diminuirá as críticas que caiam em cima dele. O jogador, que voltou do Avaí a pedido da diretoria celeste, é um dos mais contestados pela torcida.

"Primeiro, nós estávamos merecendo a vitória há muito tempo já, nossa equipe é muito trabalhadora, a gente vem trabalhando para sair dessa situação. Ficamos felizes com a chegada do professor Luxemburgo, um técnico de história no Cruzeiro. Importante ter vencido, independente de quem tenha feito o gol", disse Giovanni.

"Nós temos que agradecê-lo [Luxemburgo] por ter aceitado esse desafio. Ele chegou e nos abraçou, foi direto e reto, eu particularmente gostei demais. Vamos lutar muito firme nos jogos que faltam", finalizou o meia em entrevista ao canal Premiere.

Cruzeiro