Topo

São Paulo

Desfalques e retrospecto ruim: São Paulo tem desafios para eliminar Racing

Hernán Crespo, técnico do São Paulo, no CT da Barra Funda - Erico Leonan/São Paulo FC
Hernán Crespo, técnico do São Paulo, no CT da Barra Funda Imagem: Erico Leonan/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

20/07/2021 04h00

O São Paulo terá alguns obstáculos a superar para voltar da Argentina com a classificação para as quartas de final da Libertadores. Diante do Racing, hoje (20), Hernán Crespo seguirá com sua via sacra por causa das lesões que atormentam o time do Morumbi desde o término do Paulistão.

O atacante Luciano não conseguiu se recuperar em tempo do estiramento no músculo posterior da coxa esquerda, que o tirou das últimas oito partidas do São Paulo. Com a mesma lesão, mas na coxa direita, Eder é outra ausência no duelo. Ele se lesionou contar o próprio Racing, logo no início da partida no Morumbi.

As ausência da dupla obriga Crespo a usar a criatividade —e assumir alguns riscos— ao olhar para o banco de reservas. Para a vaga de Luciano, Rigoni será o escolhido. O argentino se destacou nas vezes em que jogou na posição, mas não está 100% fisicamente. Ele se recuperou de um edema na coxa direita, e dificilmente aguentará atuar os 90 minutos da partida.

A vaga de Eder é um problema maior para Crespo. Contra o Racing, o escolhido para começar jogando foi Vitor Bueno. O camisa 12 abriu o placar para o São Paulo, mas perdeu uma chance clara que deixaria o time brasileiro mais tranquilo no confronto —era a chance de abrir 2 a 0 no placar, antes de os visitantes empatarem por 1 a 1. Ele foi substituído no segundo tempo por Marquinhos, que vem sendo acionado de modo surpreendente por Crespo num momento de crise e treinou entre os titulares ontem (19). Caso o técnico argentino opte pelo jovem de apenas 18 anos, será sua primeira partida como titular.

A outra opção para a função de centroavante é Pablo. O camisa 9 havia perdido espaço com Crespo, mas foi titular contra o Fortaleza, no sábado (17), quando o treinador argentino levou a campo um time bastante modificado.

São Paulo precisará superar o retrospecto

As lesões são um problema do presente, mas o passado também incomoda o São Paulo. A equipe brasileira jamais venceu o Racing, seja em jogos oficiais ou amistosos. O único jeito de os comandados de Crespo saírem com a classificação de Buenos Aires sem que seja com uma vitória será caso consiga um empate marcando dois ou mais gols. A primeira partida, no Morumbi, terminou em 1 a 1.

A única vez que o São Paulo conseguiu um resultado que o ajudaria hoje foi em 25 de junho de 1961, também na Argentina. Em um amistoso diante do Racing campeão argentino, a equipe brasileira conseguiu um empate por 2 a 2.

São Paulo e Racing se enfrentaram oito vezes na história. Os argentinos venceram em cinco oportunidades, além de três empates.

São Paulo