Topo

Aguirre defende invencibilidade contra Felipão em reencontro no Gre-Nal

Reencontro com Felipão traz boas recordações para Aguirre. - EFE/Elvis González
Reencontro com Felipão traz boas recordações para Aguirre. Imagem: EFE/Elvis González

Do UOL, em São Paulo

08/07/2021 04h00

O momento atual do Internacional não é nada animador perto de um clássico contra o Grêmio. Mas o Gre-Nal do próximo sábado (10), na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, tem um componente promissor para o Colorado, para além da fase ainda pior enfrentada pelo arquirrival. O técnico Diego Aguirre vai reencontrar Luiz Felipe Scolari, para quem em confrontos pelo clássico gaúcho.

Em 2015, Aguirre enfrentou Felipão em três oportunidades, todas pelo Campeonato Gaúcho. Foram dois empates sem gols e uma vitória por 2 a 1. O triunfo aconteceu na finalíssima, no Beira-Rio, e marcou a conquista do pentacampeonato estadual do Inter, o que não acontecia havia 42 anos.

Esse foi o principal feito de Aguirre em pouco mais de sete meses no comando do Inter. Nesse período, ele também levou o Colorado à semifinal da Copa Libertadores da América, mas não resistiu no comando depois da eliminação diante do Tigres, do México.

Aguirre acabou demitido no início de agosto, três dias antes de o Inter ser goleado por 5 a 0 pelo Grêmio, pelo Brasileirão, quando o Tricolor já era comandado por Roger Machado. Felipão havia sido demitido em meados de maio após um início ruim na competição nacional.

O reencontro com Felipão acontece em um momento desfavorável para ambos os treinadores. Aguirre tem a seu favor um pouco mais de tempo de trabalho. Seu primeiro jogo no comando do Inter aconteceu há 14 dias, mas até agora não conseguiu retribuir às expectativas. Após ganhar da Chapecoense na estreia, somou apenas dois pontos em 12 disputados.

O resultado disso é o modesto 14º lugar no Brasileirão, com apenas dez pontos, e a segunda pior defesa, com 16 gols sofridos. A sequência ruim culminou com uma atuação desastrosa, ontem (7), na derrota para o São Paulo por 2 a 0, no Beira-Rio. Com uma defesa improvisada, o Colorado sofreu na retaguarda, poderia ter levado até mais gols e pouco produziu no ataque.

Diante de um momento tão ruim, já que o Inter também não vence no Beira-Rio há dois meses, Aguirre acredita que o clássico contra o Grêmio possa servir de impulso para uma reviravolta na temporada 2021.

"Ter um Gre-Nal pode ser uma coisa boa para nós. Temos que transformá-lo em uma oportunidade, é assim que temos que pensar. Assumir os erros e focar para fazer um grande jogo. Esse pode ser um ponto de partida para melhorar. É verdade que faz muito tempo que não se ganha no estádio do Grêmio, há muitas coisas contra. E por isso eu falo que pode ser uma boa oportunidade", disse após a derrota para o São Paulo.

Para tentar a recuperação, Aguirre conta com o retorno de dois jogadores importantes que cumpriram suspensão por acúmulo de cartões amarelos: o zagueiro Cuesta e o volante Edenilson. Outra volta esperada é a do meia-atacante Taison. Ele está afastado há 20 dias e deve ganhar alguns minutos. O Inter, porém, terá o desfalque de Maurício, que deixou o campo contra o São Paulo com uma lesão no tornozelo.