Topo

Grêmio escuta elenco, adota cautela com nova regra e adia novo técnico

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/07/2021 04h00

A confirmação de Thiago Gomes como treinador interino do Grêmio, pelo menos por duas rodadas do Campeonato Brasileiro, foi uma decisão baseada em uma segunda-feira (5) cheia de reuniões e conversas. O clube gaúcho não fechou consenso sobre nenhum nome inicialmente levantado nos bastidores e preferiu adotar cautela diante da nova regra do Brasileirão para troca de técnicos. Houve, ainda, papo com o grupo de jogadores.

O Grêmio, que anunciou ontem a saída de Tiago Nunes após sete jogos sem vitória pela competição, visita o Palmeiras na quarta-feira (7) e recebe o Internacional, no sábado (11).

Felipão e Renato Portaluppi foram os primeiros nomes analisados pelo Grêmio. Mas ambos dividiram opiniões entre os dirigentes.

No vestiário, Renato foi alvo de elogios pelo perfil de liderança considerado apropriado para o momento. O time tem cinco derrotas e dois empates em sete partidas disputadas no Brasileirão. E encara dois mata-matas neste mês, pela Copa Sul-Americana e oitavas de final da Copa do Brasil. O time gaúcho encara LDU, do Equador, e Vitória, respectivamente.

Os jogadores também foram consultados sobre impressões com relação ao trabalho de Thiago Gomes, que comandou o elenco em três partidas do Campeonato Gaúcho e dois jogos válidos pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. A diretoria ouviu elogios acerca do trabalho tático, de preparação para as partidas.

Com o relato do dia a dia, sem um nome que agrade a maioria dos dirigentes, o clube resolveu não "queimar" a troca de treinador no novo regulamento do Brasileirão.

Na edição de 2021 do Campeonato Brasileiro, a CBF instituiu regra que permite apenas uma demissão de treinador por clube. Com Thiago Gomes interino, o Grêmio ainda terá a chance de contratar e eventualmente romper o vínculo. Tiago Nunes deixou o cargo no domingo com anúncio de "comum acordo", também de olho do artigo do regulamento.

Aos 37 anos, Thiago Gomes também tem chance de ser efetivado. Por mais que o cenário de manutenção no cargo até o final da temporada seja pouco provável, a possibilidade é admitida nos bastidores. Pelo menos de prorrogação do período à frente do time.