Topo

Coritiba

Com covid-19, presidente do Coritiba está internado em estado grave

Renato Follador, presidente do Coritiba - Divulgação/Coritiba
Renato Follador, presidente do Coritiba Imagem: Divulgação/Coritiba

Lorena Pelanda

Colaboração para o UOL, em Curitiba

21/06/2021 16h41

É grave o estado de saúde do presidente do Coritiba, Renato Follador, de 66 anos. O dirigente está internado com coronavírus desde o dia 1º de junho, no Hospital do Rocio, em Campo Largo (PR). Nos últimos dias, ele teve piora no quadro de saúde.

De acordo com o boletim médico divulgado hoje à tarde, Follador está intubado, com auxílio de ventilação mecânica, e sedado.
Ontem, os médicos instalaram o sistema de ECMO, que significa oxigenação por membrana extracorpórea. Este sistema funciona como um pulmão artificial, utilizado para pacientes em falência respiratória.

Desde a semana passada, o vice-presidente Juarez Moraes e Silva assumiu a presidência do clube interinamente.

Poucos meses na presidência

Renato Follador assumiu a presidência do Coxa em dezembro do ano passado, após vencer a eleição com 75% dos votos. Ele foi jogador profissional do clube na década de 1970. Além disso, é filho do atleta Renatinho, que foi campeão pelo alviverde.

Fora dos gramados, Follador seguiu carreira na área de previdência e criou a Previdência do Estado do Paraná no governo Jaime Lerner. O dirigente também foi responsável pela criação e implantação de diversos Fundos de Pensão como o ParanaPrevidência, instituição que cuida do sistema previdenciário dos servidores do Paraná, a Fibra-Itaipu Binacional e o Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada, no qual é presidente no setor privado.

Coritiba