Topo

Como estão as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022

Atual campeã do mundo, França tem sete pontos nas três primeiras rodadas das eliminatórias europeias - Vasily Fedosenko/Reuters
Atual campeã do mundo, França tem sete pontos nas três primeiras rodadas das eliminatórias europeias Imagem: Vasily Fedosenko/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/06/2021 04h00

Classificação e Jogos

Não é só na Copa América e na Euro que a bola está rolando no mundo do futebol. Apesar de algumas eliminatórias estarem paralisadas em função desses torneios, como é o caso aqui no Brasil, em outros continentes a disputa por uma vaga na próxima Copa do Mundo continua a todo vapor.

As eliminatórias asiáticas já estão na reta final. Por outro lado, na África, a fase de grupos nem sequer começou. E na Europa, você ainda se lembra como foram as primeiras rodadas? Veja abaixo como está a situação em cada continente na briga pela classificação.

América do Sul

Gabigol em ação pela seleção brasileira - ALAN RONES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - ALAN RONES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Gabigol em ação pela seleção brasileira
Imagem: ALAN RONES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Brasil lidera com folga e igualou seu melhor início de Eliminatórias na história. Até aqui, foram seis vitórias em seis jogos, feito antes alcançado somente em 1969, com a seleção de João Saldanha que foi tri na Copa de 70. Agora, com a pausa para a Copa América, a próxima rodada será jogada apenas no início de setembro.

Faltando ainda 12 rodadas para o fim, as Eliminatórias da América do Sul terminarão em março do ano que vem. Lembrando que as quatro primeiras seleções (que hoje seriam Brasil, Argentina, Equador e Uruguai) garantem vaga direta para a Copa de 2022 e a quinta colocada (atualmente é a Colômbia) joga a repescagem.

África

A fase de grupos das eliminatórias africanas só começará em 31 de agosto. Serão dez chaves com quatro seleções em cada uma. Somente os líderes se classificam para o mata-mata. Os cinco países vitoriosos nesses confrontos de ida e volta garantem a vaga para a Copa.

Ásia

Daqui sairão mais quatro vagas diretas para a Copa do Mundo. A segunda fase das eliminatórias asiáticas terminou ontem (15). Os 12 classificados foram os líderes de cada um dos oito grupos além dos cinco melhores segundos colocados - o Qatar, que já tem vaga, foi líder de um dos grupos, o que abriu uma quinta vaga para os segundos colocados. Agora as seleções se dividem em dois novos grupos de seis países. Os dois melhores de cada chave estarão na Copa, enquanto os terceiros colocados se enfrentarão em mata-mata para ver quem jogará a repescagem intercontinental.

Europa

Três rodadas já foram jogadas nas Eliminatórias da Europa. Ao todo, 55 países estão distribuídos em 10 grupos, metade com cinco componentes e a outra metade contando com seis seleções. Os líderes de cada chave garantem vaga direta na Copa de 2022. Doze países disputam a repescagem e dela sairão mais três vagas para o Mundial no Catar.

Hummels - Matthias Hangst/Getty Images - Matthias Hangst/Getty Images
Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Assim como na América do Sul, os jogos das eliminatórias na Europa só retornam no início de setembro. Atualmente, Itália, Dinamarca, Inglaterra e Armênia são os únicos países com 100% de aproveitamento. Por outro lado, a Alemanha está em terceiro no grupo J.

América do Norte e Central

As Eliminatórias da Concacaf começaram em março deste ano. A primeira e segunda fases já foram finalizadas. Agora, três seleções avançam para o octagonal final e jogarão contra os cinco melhores ranqueados da Concacaf em um sistema de pontos corridos com turno e returno. Somente os três melhores garantem vaga direta para a Copa, o quarto colocado vai disputar a repescagem com uma seleção de outro continente.