Topo

Chile: Vidal testa positivo para covid-19 e vira dúvida para Copa América

Arturo Vidal com a camisa da seleção chilena - Xinhua/Xin Yuewei
Arturo Vidal com a camisa da seleção chilena Imagem: Xinhua/Xin Yuewei

Do UOL, em São Paulo

31/05/2021 23h41

Classificação e Jogos

A pouco mais de duas semanas da estreia da seleção do Chile na Copa América, Arturo Vidal foi diagnosticado com covid-19, e vira dúvida para a estreia no torneio.

O jogador da Inter de Milão apresentou um quadro gripal logo após receber a vacina contra covid-19, e prontamente isolado pela equipe médica da seleção nacional, que trabalhava com a possibilidade de uma reação à imunização. Um exame realizado hoje, no entanto, confirmou a infecção.

Em nota, a 'La Roja' informou que o restante da delegação apresentou resultado negativo na bateria de exames PCR realizada hoje, e que realizará novos exames diariamente para minimizar os riscos de infecção.

Vidal já está fora dos próximos jogos da seleção chilena pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, na quinta-feira (3), contra a Argentina, e na terça (8), contra a Bolívia.

No Instagram, ele cogitou ter se contaminado por meio de um amigo assintomático, e afirmou que continuará apoiando os colegas de elenco do isolamento.

"Desta vez não vou poder entrar, mas vou apoiar meus companheiros com todas as forças. Vou me recuperar em breve para poder usar a 'La Roja de Todos' novamente", escreveu.

O jogador também fez um apelo para que a população do país se vacine. "Agradeço a todos os profissionais de saúde que estão cuidando de todos os chilenos que lutam contra essa terrível pandemia. E peço a vocês, por favor, quem puder se vacinar, que o faça!", concluiu.

O Chile faz seu primeiro jogo na Copa América em 13 de junho, contra a Argentina, às 18h (Horário de Brasília). O local ainda é indefinido, e o horário pode mudar, já que a Conmebol e a CBF tentam trazer o torneio para o Brasil após a Argentina e a Colômbia, que sediariam a competição em conjunto, se negarem a receber os jogos por problemas internos e relacionados à pandemia.

Apesar do anúncio feito mais celo pela entidade máxima do futebol sul-americano, o governo brasileiro afirmou que ainda não recebeu pedido oficial para sediá-lo, e informou que a definição deve sair amanhã.