Topo

ANÁLISE

RMP: "Fla x Palmeiras pode ser bom para Abel se recuperar do Paulista"

Do UOL, em São Paulo

24/05/2021 04h00

Abel Ferreira chegou ao Palmeiras e logo conquistou dois títulos importantes: a Copa do Brasil e a Libertadores. Nesta temporada, porém, o treinador viu a equipe perder as três finais que disputou. Após as derrotas nos pênaltis na Supercopa do Brasil e na Recopa Sul-Americana (para Flamengo e Defensa y Justicia, respectivamente), o time alviverde caiu diante do São Paulo na decisão do Paulistão.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Renato Maurício Prado, Milly Lacombe e José Trajano - os colunistas acham que Abel Ferreira tem a chance de se recuperar da perda do título paulista já na estreia do Brasileirão. No próximo domingo (30), o Palmeiras encara o Flamengo, no Maracanã.

"Flamengo x Palmeiras pode ser um jogo bom para Abel se recuperar. Esse time do Palmeiras é reativo. Quando tem que tomar a iniciativa do jogo, ele geralmente se complica. O Flamengo do Rogério Ceni é o contrário: sempre vai tomar as rédeas do jogo e com a linha avançada no meio-campo, para tentar pressionar o adversário", analisou Renato.

Trajano também vê a estreia no Brasileirão como uma boa oportunidade para Abe dar a volta por cima, mas faz um alerta. "Tomara que seja um jogão, porque são dois dos melhores times do Brasil. Vamos dizer que o Palmeiras comece perdendo do Flamengo. O que estou dizendo não é para derrubar, para demitir, mas já começa uma certa desconfiança no trabalho de um técnico", comentou.

Com os importantes títulos conquistados logo em seu início de trabalho no Palmeiras, Abel logo começou a ter sua trajetória com a de outro treinador português que fez sucesso em sua passagem pelo Brasil: Jorge Jesus, vitorioso no comando do Flamengo. Renato Maurício Prado, porém, evita colocá-los no mesmo patamar.

"Não sou fã do futebol que ele joga, é reativo. O Abel tem uma predileção por armar o time defensivamente. Ao contrário do Jesus, que fazia o Flamengo jogar um futebol encantador. O Palmeiras consegue grandes resultados, mas de uma maneira mais feia. O time do Abel não me encanta. Está muito mais preocupado em não levar gols do que fazer nos contra-ataques", criticou.

Trajano também não se mostrou um entusiasta da forma como o Palmeiras de Abel atua. "Respeito o trabalho do Abel. É vitorioso e tem muito mais que se louvar do que meter a lenha. Só que há certa preocupação da mídia e dos torcedores em sempre achar que ele está certo. Defendo o futebol bem jogado, e não vejo o Palmeiras jogar bem. O time ganha e consegue bons resultados, mas meio aos trancos e barrancos", completou.