PUBLICIDADE
Topo

Futebol feminino

Título da Champions coroa projeto longevo da equipe feminina do Barcelona

Barcelona comemora primeiro título da Champions League feminina - Reprodução/UEFA Women?s Champions League
Barcelona comemora primeiro título da Champions League feminina Imagem: Reprodução/UEFA Women?s Champions League

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

16/05/2021 18h45

O Barcelona atropelou o Chelsea na final feminina da Liga dos Campeões da Europa por 4 a 0. O título coroa um ano em que a equipe foi dominante dentro das quatro linhas e deixou de "bater na trave".

O título da campanha continental confirma a equipe catalã como protagonista europeia. Em 2019, foram vice-campeãs (perderam a final para o Lyon-FRA) e, na última temporada, caiu nas semifinais para o Wolfsburg-ALE. Nesta temporada, foram 7 jogos com cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota. A equipe manteve a base que foi bem nos últimos anos, mas não tinha ainda conseguido ser campeã. Nomes como Lieke Martens e Alexia Putellas são referências do Barça dentro de campo.

Na competição nacional, são incríveis 26 vitórias em 26 jogos disputados. Os números confirmam que a equipe honra o "DNA" do Barça, com um futebol ofensivo, jogadoras habilidosas, capazes de dominar as adversárias. Foram 128 gols marcados e apenas cinco sofridos. Ainda com oito rodadas por jogar, a equipe está praticamente com o bicampeonato garantido - deixando novamente para trás as rivais de Madri.

O Barça profissionalizou o futebol feminino em 2015 e desde então, evolui a cada ano. A força das categorias de base também pode ser observada, já que hoje são 13 jogadoras do elenco que vieram das "canteras" catalãs. O Barcelona também é a primeira equipe que consegue o título da maior competição europeia de clubes no feminino e no masculino.

O inédito título coroa um projeto vencedor. Mesmo que tenha perdido em edições anteriores, seguiu firme com as convicções e hoje colheu os frutos. Trouxe o título europeu, tem quase confirmada a conquista da Liga, além de estar na semifinal da Copa de la Reina. Mesmo que venha "apenas", o doblete, este time já está na história do clube catalão.

Futebol feminino