Topo

Atlético-MG vira chave e foca em classificação antecipada na Libertadores

Invicto até o momento, o Atlético-MG lidera o Grupo H da Libertadores com sete pontos conquistados - Pedro Souza/Atlético
Invicto até o momento, o Atlético-MG lidera o Grupo H da Libertadores com sete pontos conquistados Imagem: Pedro Souza/Atlético

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

09/05/2021 04h00

Classificado para as semifinais do Campeonato Mineiro e em vivo na busca pelo 46º título no Estadual, o Atlético-MG agora volta todas as atenções para a Copa Libertadores. Na próxima quinta-feira (13), o time comandado pelo técnico Cuca encara o América de Cali, fora de casa. A partida contra os colombianos, inclusive, pode selar a classificação antecipada para a próxima fase da competição mais importante da América do Sul.

Para que o avanço às oitavas de final seja garantido matematicamente, já na quarta rodada, a conta é simples. Pelo menos na teoria. Para que isso aconteça, o Atlético torcerá para que o Cerro Porteño, do Paraguai, vença o La Guaira, na Venezuela. O jogo entre o vice-líder do Grupo H e do terceiro colocado acontece na quarta-feira (12), véspera do duelo dos mineiros.

Além disso, fazer o dever fora de casa, também se torna obrigação para os atleticanos. Além da vitória do Cerro, o Alvinegro precisa de três pontos na Colômbia, onde entra em campo a partir das 21h. O América, lanterna com um ponto apenas, foi derrotado pelo Galo, por 2 a 1, no Mineirão. Desta vez, será o mandante e tentará a revanche em seus domínios.

Com duas vitórias e um empate, o Atlético-MG soma 7 pontos. O Cerro, goleado pelos brasileiros na última rodada, por 4 a 0, vem na segunda colocação, com três a menos. O La Guaira, que chegou a ser apontado como o "saco de pancadas do grupo", segue invicto e, com três empates, é o terceiro colocado. O América, por sua vez, ainda não venceu e, com isso, amarga a última colocação.