PUBLICIDADE
Topo

Fluminense

Flu vê indefinição na Libertadores; por protesto, jogo pode ser no Paraguai

Fluminense já viajou para a Colômbia para enfrentar o Junior Barranquilla pela Libertadores - Mailson Santana/Fluminense FC
Fluminense já viajou para a Colômbia para enfrentar o Junior Barranquilla pela Libertadores Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/05/2021 19h16

Parece até filme repetido, mas o Fluminense vive novamente momentos de indefinição na Libertadores. O Tricolor viajou para a Colômbia, onde enfrenta o Junior em Barranquilla, na quinta (6), às 19h, mas pode ter sua partida modificada de local. Desta vez, para Assunção, no Paraguai.

Em ebulição política por conta de tentativas do governo de aumentar os impostos, as cidades colombianas vivem momentos de intensos protestos. Até mesmo a principal torcida organizada do Junior Barranquilla ameaçou o clube caso a partida seja realizada normalmente. O Flu entrou em contato com a Conmebol, que deu aval para a delegação seguir viagem.

O UOL Esporte consultou a Human Rights Watch, maior ONG de direitos humanos do mundo, que afirmou que 35 pessoas foram mortas e 31 estão desaparecidas em função da repressão das forças armadas e policiais colombianas, além de mais de 500 detenções arbitrárias e outras violações.

Não só nas grandes metrópoles como Bogotá, Cali e Medellín, mas também em centros menores, há protestos marcados para toda a semana, Ministro da Fazenda responsável pela tentativa de reforma tributária, Alberto Carrasquilla pediu sua renúncia nesta terça (4), após ver seu projeto ser barrado pelo presidente Ivan Duque.

A convulsão social por conta da reforma atingiu diversas associações e sindicatos, que foram às ruas em meio à pandemia de coronavírus para protestar por esta e outros diversas discordâncias com o governo Duque, conservador e à direita do espectro político.

Por isso, a partida marcada para quinta (6) está indefinida. Uma reunião entre representantes do clube, da Conmebol e do governo colombiano será feita nesta quarta (7) para definir o local do confronto.

Os argentinos River Plate e Argentinos Juniors, que atuariam também na Colômbia pela Libertadores contra Independiente Santa Fe e Atlético Nacional, se negaram a viajar para o país.

A Conmebol, então, remarcou as partidas para Assunção, capital do Paraguai, e próxima a Luque, sede da entidade máxima do futebol sul-americano. Há chances de que o Flu, apesar de estar em deslocamento para a Colômbia, também jogue por lá.

A chegada do Fluminense à Barranquilla será esta noite, e o Tricolor, cuja diretoria está no voo, tomará ciência das condições na chegada. Por ora, o clube manterá novamente sua logística e aguardará uma definição da Conmebol, do Junior e do governo da Colômbia. O Flu é o líder do grupo D da Libertadores com quatro pontos, enquanto o adversário da terceira rodada é o lanterna, com apenas um.

Fluminense