Topo

Palmeiras

Palmeiras volta atenção para Libertadores, e Abel busca solução para baixas

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, comanda equipe diante do Mirassol - Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, comanda equipe diante do Mirassol Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Gabriela Chabatura

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/04/2021 04h00

Enquanto o técnico Abel Ferreira não tem o seu pedido de reforços atendido pelo presidente Maurício Galiote, o Palmeiras terá mais uma prova de fogo amanhã (27), diante do Independiente del Valle-EQU, no Allianz Parque, pela Copa Libertadores. Depois de dar descanso aos titulares na derrota para o Mirassol, pelo Paulistão, o treinador volta aos trabalhos com a equipe principal na tarde de hoje (26), na Academia de Futebol, para ajustar a formação que considera ideal para o confronto.

Abel implementou uma espécie de revezamento no elenco para suportar a maratona de jogos e, principalmente, evitar o desgaste físico de seus atletas. E a preocupação não é à toa. Já são quatro jogadores lesionados, além das baixas de Matías Viña - expulso na final da Recopa contra o Defensa y Justicia e punido com três jogos de suspensão (apenas um já cumprido) e Alan Empereur, expulso contra o Universitario.

Além da dupla, o comandante português não pode contar com Lucas Lima (coxa direita), Gabriel Veron (coxa esquerda), Breno Lopes (joelho direito) e Kuscevic (coxa direita) todos machucados.

Apesar de ter apostado na formação com três zagueiros nos últimos confrontos, Abel já deixou muito claro que escalará o Palmeiras de acordo com que tem de melhor e também com base no jogo que faz o adversário. E, neste caso, o Independiente del Valle costuma ter também variações em seus esquemas táticos com modelos mais modernos como o 4-5-1, e mais defensivo como o 5-4-1 - além do tradicional 4-4-2.

Sem Alan Empereur, expulso contra o Universitario, os planos de escalar três defensores também se torna um desafio. Com Kuscevic machucado, restam apenas os jovens Renan e Henri como alternativas - além do volante Felipe Melo que também já atuou na posição.

Já na lateral esquerda, Abel tem a opção de manter Victor Luís se repetir a escalação do jogo contra o Universitario ou ousar com Gustavo Scarpa naquela posição, já que o meio-campista chegou agradar quando atuou no setor. Lucas Esteves é a outra opção.

Palmeiras e Independiente del Valle entram em campo amanhã (27), no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília), pela segunda rodada da primeira fase da competição. O Verdão é o líder do Grupo A com três pontos conquistados na estreia.

Palmeiras