Topo

Grêmio e Inter disputam topo em cenário que virou raridade no Gaúcho

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2021 04h00

A última rodada da fase de classificação do Campeonato Gaúcho vale muito. Além da briga contra o rebaixamento, os jogos simultâneos de hoje (24) colocam Grêmio e Internacional em cenário que não acontecia desde 2015: ambos já estão garantidos no topo e disputam entre si a liderança geral — que dá vantagem no mata-mata do estadual.

O Inter recebe o Esportivo, e o Grêmio visita o Ypiranga-RS. As seis partidas começam às 21h (horário de Brasília).

Nos últimos anos, gremistas e colorados só ficaram no topo em 2019. Nas demais temporadas, um ou outro acabou avançando em posição diferente. Tanto que houve Gre-Nal precoce no Gauchão de 2018, com o Grêmio eliminando o Inter nas quartas de final.

Em 2021, o Grêmio leva vantagem — mesmo com a recente crise gerada pela eliminação da Copa Libertadores e consequente saída de Renato Portaluppi. O Tricolor tem um ponto a mais que o Colorado, 21 contra 20.

O time, agora comandado por Tiago Nunes, defende o tricampeonato estadual. O Inter corre para encerrar um jejum que é maior. O último título gaúcho no Beira-Rio foi em 2016.

Entre jogadores e diretoria do Internacional, a reconquista do Campeonato Gaúcho tem simbolismo adicional. Vice-campeão da Copa do Brasil de 2019 e do Brasileirão de 2020, o clube procura uma taça para chamar de sua e sonhar com sequência de títulos. Miguel Ángel Ramírez, que chegou em março, foi avisado de cara sobre o peso do estadual.

No Grêmio, o Gauchão de 2021 serviu para lançar jovens como Brenno, Ruan, Fernando Henrique, Léo Chu, Léo Pereira e Ricardinho. A campanha do time alternativo deu fôlego aos titulares, que ganharam folga de 10 dias de olho na retomada da temporada.

Com Grêmio e Internacional já garantidos no topo, brigando somente pela primeira colocação, já é certo que não haverá Gre-Nal precoce. Um clássico, no Gauchão 2021, só pode acontecer na final. Mas para chegar lá, é preciso esperar a rodada final. Ypiranga-RS, Caxias, Juventude e até Aimoré podem aparecer no caminho de gremistas e colorados.