Topo

Cruzeiro busca "obrigação de vencer" para evitar novo fiasco no Mineiro

Cruzeiro, de Rômulo, tenta evitar novo vexame no Estadual - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Cruzeiro, de Rômulo, tenta evitar novo vexame no Estadual Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

23/04/2021 04h00

O Cruzeiro chega à última rodada do Campeonato Mineiro com uma espécie de 'fantasma' do fiasco de 2020. A Raposa precisa vencer o Patrocinense, domingo (25), no Mineirão, para evitar o repeteco da eliminação precoce do ano passado e garantir vaga na semifinal, sem depender de outros resultados.

Caso não derrote o Patrocinense, que já não tem ambições no Estadual, o Cruzeiro passará a depender de tropeço de seus adversários mais próximos. Precisará torcer, especialmente, para a URT não bater o América-MG em casa. Ou também para que o duelo entre Tombense e Pouso Alegre não tenha vencedor.

A possibilidade de fracasso na tentativa de se classificar remete ao desempenho do clube no Estadual de 2020. Na ocasião, o Cruzeiro não conseguiu ficar entre os quatro primeiros colocados, algo bastante incomum na história do Mineiro.

Para se ter uma ideia, nos 19 Estaduais de que participou neste século, o Cruzeiro ganhou nove títulos — é o maior vencedor — e terminou quatro vezes com o vice-campeonato. O arquirrival Atlético-MG faturou sete taças e ficou em segundo dez vezes, mas nunca ficou fora dos primeiros quatro lugares nos últimos 20 anos.

Em 2020, o Cruzeiro chegou à última rodada em desvantagem. A Raposa tinha confronto direto com a Caldense e precisava ganhar por três gols de diferença. Fez apenas 1 a 0 e foi eliminado. O Atlético-MG também estava em risco, mas avançou ao atropelar o Patrocinense.

A responsabilidade pela classificação é sentida por um dos jogadores mais experientes do clube. Rômulo, de 33 anos, foi contratado para encorpar o elenco com seus nove anos de experiência no futebol italiano. "Temos a obrigação de vencer, respeitando o adversário, suas qualidades individuais e coletivas. Mas jogando em casa, com o peso dessa camisa, temos de nos impor para conseguir a classificação", comentou.

Apesar de ser um dos mais experientes, Rômulo não tem escalação garantida. O volante vem sendo utilizado em todas as partidas e, na rodada passada, na derrota para o Pouso Alegre, atuou durante os 90 minutos. A tendência é que Marcinho continue como titular ao lado de Adriano e Matheus Barbosa no meio-campo. O desfalque certo do técnico Felipe Conceição é Rafael Sóbis, suspenso. Marcelo Moreno e Thiago disputam a vaga no comando do ataque.

O que pode acontecer com o Cruzeiro na última rodada:

- Vitória: se ganhar do Patrocinense, o Cruzeiro não dependerá de nenhum resultado para avançar. E ainda poderá terminar a primeira fase em segundo lugar. Isso lhe dará a vantagem de atuar por dois empates na semifinal. Para isso, teria de torcer para o América-MG não ganhar da URT fora de casa.

- Empate: se ficar na igualdade com o Patrocinense, o Cruzeiro terá de 'secar' os adversários para passar de fase. Nesse caso, a Raposa só vai avançar se não acontecer dois desses três resultados: vencedor no duelo entre Tombense e Pouso Alegre, vitória da URT sobre o América-MG e vitória da Caldense sobre o Boa Esporte por quatro gols de diferença.

- Derrota: se perder para o Patrocinense, o Cruzeiro só terá chance de se classificar em quarto lugar, o que o colocaria de frente para o Atlético-MG na semifinal. E para avançar, precisaria torcer para a URT não ganhar do América-MG, em casa, e para a Caldense não derrotar o Boa Esporte.