Topo

Grêmio deixa Sul-Americana em segundo plano e planeja foco no Brasileirão

Clube gaúcho deve usar jogos da Sul-Americana para mudar time a partir do novo treinador - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Clube gaúcho deve usar jogos da Sul-Americana para mudar time a partir do novo treinador Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/04/2021 04h00

Às vésperas da estreia na Copa Sul-Americana, contra o La Equidad-COL, o Grêmio definiu publicamente — e também nos corredores da Arena e do CT Luiz Carvalho — que o foco em 2021 vai ser no Campeonato Brasileiro. Depois da saída de Renato Portaluppi, a diretoria botou discurso de reformulação na rua e quer usar o torneio da Conmebol como parte da preparação para o Brasileirão. A Copa do Brasil também deve ganhar atenção especial.

O Grêmio foi eliminado na fase preliminar da Copa Libertadores pelo Independiente Del Valle. O time equatoriano venceu as duas partidas e entrou no Grupo A da principal competição de clubes do continente, ao lado de Palmeiras, Defensa y Justicia-ARG e Universitario-PER.

De 2016 até 2020, o Grêmio marcou presença na Libertadores. Além da edição de 2017, quando venceu o Lanús-ARG na final e ficou com o título, o clube chegou à semifinal em 2018 e 2019. Na temporada passada, foi eliminado pelo Santos, nas quartas de final.

No mesmo período, o clube gaúcho não se furtou de repetir a estratégia de preservar jogadores na maioria das rodadas do Brasileirão. O discurso sempre foi de atenção maior às copas pela chance de título maior (e premiação mais alta).

"A política deste ano vai ser basicamente esta: transição e fortalecimento do elenco visando Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil", disse Romildo Bolzan, presidente do Grêmio.

A atenção ao Campeonato Brasileiro casa com o plano de reformular o elenco nas próximas semanas. Tiago Nunes, ex-Athletico-PR e Corinthians, é o grande favorito para o cargo de treinador do time. Mais jovens da base devem ser fixados como peças recorrentes e até três contratações serão feitas. Nomes como Victor Ferraz, Paulo Victor e Everton são considerados negociáveis.

O Grêmio está no Grupo H da Sul-Americana, ao lado de Lanús-ARG, La Equidad-COL e Aragua-VEN. O primeiro jogo pela compeitção será na quinta-feira (22), diante do colombiano La Equidad, em Porto Alegre.