Topo

Cruzeiro

Cruzeiro sofre 'gol de uma perna só' e perde para o Pouso Alegre no Mineiro

Matheus Pereira, lateral do Cruzeiro, disputa bola no jogo contra o Pouso Alegre - Bruno Haddad/Cruzeiro
Matheus Pereira, lateral do Cruzeiro, disputa bola no jogo contra o Pouso Alegre Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

18/04/2021 12h56

Caiu a invencibilidade de quatro jogos do Cruzeiro, que na manhã de hoje (18) perdeu por 1 a 0 para o Pouso Alegre, no estádio Manduzão, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. O atacante Paulo Henrique, com uma perna só, já que se lesionou no lance do gol, garantiu o triunfo da equipe do Sul de Minas Gerais em cima do time da capital Belo Horizonte.

O resultado impede que a Raposa garanta vaga de forma antecipada à semifinal do estadual e, assim, a definição do futuro celeste ficou para a última rodada da competição.

O Cruzeiro agora ganha um respiro e terá tempo para se recuperar do tropeço, já que volta a jogar apenas daqui a uma semana. A Raposa enfrentará o Patrocinense no próximo domingo (25), às 16h, no duelo que selará o destino cruzeirense no torneio. Já o Pouso Alegre visita o Tombense, no mesmo horário, na cidade de Tombos.

Com a derrota o Cruzeiro estaciona nos 17 pontos e perde uma posição, ocupando agora o terceiro lugar, atrás do América-MG, segundo na tabela com 19.

O jogo

A partida começou em ritmo lento com o Cruzeiro trocando muitos passes em busca de espaços, enquanto o Pouso Alegre jogava no erro do adversário, armando contra-ataques. E foi dessa forma que o time mandante ofereceu os maiores riscos ao gol de Fábio.

O estado bem ruim do gramado interferiu bastante na estratégia da Raposa, um time de toque de bola e que, mesmo com domínio territorial, não conseguiu acelerar jogadas ofensivas pela qualidade ruim da grama.

Foi justamente em um lance de erro no meio-campo do Cruzeiro que o Pouso Alegre arrancou um contra-ataque rumo ao gol. E o lance foi no mínimo curioso, já que Paulo Henrique colocou a bola na rede "pulando em um pé só".

Condição do gramado

O estádio Irmão Gino Maria Rossi, também conhecido como "Manduzão", sediou o encontro do Pousão com a Raposa e apresentou condições não tão favoráveis para a prática esportiva. É que a grama estava alta, com falhas proeminentes (buracos) e visualmente com tipos diferentes de gramas, o que impactou diretamente na qualidade do jogo.

Muitos Matheus

Uma coincidência marcou a partida. A escalação inicial das equipes trazia, ao todo, cinco jogadores com o mesmo: Matheus. Do lado cruzeirense eram três: Matheus Pereira, Matheus Neris e Matheus Barbosa. Pelo lado do time mandante mais dois: Matheus Roldan e Matheus Souza.

Gol 'com uma perna só'

O atacante Paulo Henrique, do Pouso Alegre, viveu uma situação inusitada no ápice de um jogo do futebol: no momento do gol. Antes de colocar a bola na rede do goleiro Fábio, o centroavante do Pousão se machucou e precisou fazer grande esforço para inaugurar o placar. O jogador, mesmo pulando em um pé só, conseguiu o objetivo.

"Eu já estava fazendo um tratamento, porque sai no jogo passado sentindo algumas dores. Infelizmente não pude fazer uma semana boa de treinamento. No lance [do gol] a bola acabou ficando um pouco longa e eu acreditei que dava para chegar antes do Fábio. Quando eu o driblei, ele acabou acertando meu pé. Fiquei sem o pé de apoio, acabei fazendo muita força, porque vi que a bola ia para fora. Achei que dava conta de chegar com o pé só e consegue tocar na bola para fazer o gol. Torcer para o companheiro que entrou no meu lugar fazer uma boa partida para a gente sair com a vitória", relatou o autor do gol em entrevista ao Premiere.

Quem foi bem: Matheus Souza

Jogador bem exigido no quesito velocidade por parte do Pouso Alegre, o meia foi o motorzinho de sua equipe. Teve participação importante também no lance que originou o gol de Paulo Henrique.

Quem foi mal: Matheus Neris

O volante ganhou nova oportunidade no time titular do Cruzeiro, mas deixou a desejar. Errou passes e proporcionou ataques perigosos para o adversário.

Cronologia do jogo

Aos 45 minutos do primeiro tempo, Matheus Sousa roubou a bola e lançou para Paulo Henrique. O camisa 9, frente a frente com o goleiro Fábio, passou pelo goleiro cruzeirense e, mesmo sentindo uma lesão na coxa, conseguiu o gol: 1 a 0.

FICHA TÉCNICA

POUSO ALEGRE-MG 1 X 0 CRUZEIRO

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Manduzão, em Pouso Alegre (MG)
Data e Horário: 18 de abril de 2021, às 11h (de Brasília)
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Magno Arantes Lira
Gol: Paulo Henrique (45' 1ºT)
Cartão amarelo: Rafael Sobis, Marcelo Moreno, Marco Antônio (CRU); Erick (POU)
Cartão vermelho: Não houve

POUSO ALEGRE-MG: Cairo; Lucas Rodrigues, Robson, Guilherme Paraíba e Charles; Leandro Salino, Arilson, Matheus Roldan e Andrey (Erick) e Matheus Souza (Danilo Bala); Paulo Henrique (Johnny). Técnico: Emerson Ávila

CRUZEIRO: Fábio; Cáceres, Weverton, Ramon e Matheus Pereira; Matheus Neris (Claudinho), Matheus Barbosa (Marco Antônio) e Rômulo; Bruno José (Airton), Felipe Augusto (Stênio) e Rafael Sobis (Marcelo Moreno). Técnico: Felipe Conceição

Cruzeiro