Topo

Grêmio perde para o Del Valle de novo e é eliminado da Libertadores em casa

Diego Souza durante a partida entre Grêmio e Independiente Del Valle, pela Libertadores - Lucas Uebel | Grêmio FBPA
Diego Souza durante a partida entre Grêmio e Independiente Del Valle, pela Libertadores Imagem: Lucas Uebel | Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/04/2021 21h07

O Grêmio está fora da Copa Libertadores de 2021. Hoje (14), em Porto Alegre, o time gaúcho repetiu o roteiro do jogo de ida da terceira fase preliminar ao perder de novo para o Independiente Del Valle-EQU. Saiu na frente no placar, teve um jogador expulso e tomou a virada. Até gol anulado aconteceu, como em Assunção, na semana passada. Mais relevante: assim como no Paraguai, o adversário terminou dominando por completo o duelo.

O clube equatoriano agora entra na chave do Palmeiras, o Grupo A, que também conta com Universitário-PER e Defensa y Justicia-ARG. Já os comandados de Renato Portaluppi precisam se contentar em disputar a Copa Sul-Americana. O time entra no Grupo H, ao lado de Lanús-ARG, La Equidad-COL e Araguas-VEN. Somente o primeiro colocado da chave avança às oitavas de final do torneio.

Jean Pyerre fez o gol do Grêmio, na etapa inicial. Cristian Ortiz empatou pouco antes do intervalo e virou na etapa final. Maicon foi expulso aos 17 minutos do segundo tempo.

Quem decidiu: Ortiz

O meia-atacante argentino marcou um golaço de falta, no final do primeiro tempo, e ajudou a transformar o jogo. Depois de um primeiro tempo todo dominado pelo time gremista, o camisa 20 liderou a reação. E fez o segundo gol do time equatoriano, na metade da etapa final.

Quem decepcionou: Maicon

O volante foi expulso no segundo tempo e fragilizou o time, psicológica e taticamente. No primeiro tempo, o camisa 8 recebeu amarelo por reclamação. Na etapa final, levou outra advertência por falta no meio-campo.

Jean Pyerre e Pepê voltam

A noite parecida ser de redenção para o camisa 10. De volta ao time titular, o meia-atacante marcou bonito gol e distribuiu bons passes. Até o intervalo. Na etapa final, com um Del Valle mais ligado, Jean Pyerre caiu de rendimento. Pepê, que entrou no decorrer do duelo e também marcou retorno aos jogos do clube, foi discreto.

Grêmio domina, faz gol e perde outros

Marcação por encaixe, pressão alta e perseguições constantes. Com estes princípios, o Grêmio tirou o Del Valle da zona de conforto e ganhou terreno ao longo do duelo. A estratégia de pressionar o time equatoriano rendeu bons espaços na intermediária e chances de gol. Além do bonito chute de Jean Pyerre, que abriu o placar, a equipe gremista teve pelo menos outras quatro oportunidades claras para marcar antes do intervalo. Faltou pontaria.

Del Valle sofre, mas resiste

Desconfortável com a pressão do Grêmio, o Del Valle errou. Várias vezes. Cedeu a bola perto da área, mas não abriu mão do modelo. No ataque, a organização foi mantida — ainda que não encontrasse espaços. Dinâmico, o time equatoriano ficou o tempo todo no confronto. Até que marcou de falta e entrou, de vez, na partida.

Grêmio desaba no segundo tempo

O empate pode ter tirado a tranquilidade do time, mas a estratégia do Del Valle também interferiu no embate. O Grêmio não soube lidar com a maneira diferente de o adversário atacar. Sem a bola, pressionado e pouco criativo, o time gaúcho desabou na metade da etapa final.

Del Valle aposta em bola longa

A chave para a virada no jogo foi o caminho escolhido pelo Independiente Del Valle. Os passes curtos deram lugar aos lançamentos longos. Com esta bola esticada, o ataque pegou a defesa gremista exposta. Foi empilhando chances. E a partir da expulsão de Maicon, os espaços ficaram ainda maiores e o final do duelo foi de supremacia total.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 2 INDEPENDIENTE DEL VALLE-EQU

Data e hora: 14/04/2021 (quarta-feira), às 19h15 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Juan Belati (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
Cartões amarelos: Alisson, Maicon, Diego Souza, Kannemann (GRE); Pacho, Hurtado (VAL)
Cartão vermelho: Maicon (GRE)
Gols: Jean Pyerre, aos 22 minutos do primeiro tempo (GRE); Ortiz, aos 48 minutos do primeiro tempo, e aos 21 minutos do segundo tempo (VAL)

GRÊMIO: Brenno; Felipe, Rodrigues, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique (Lucas Silva), Alisson (Pepê), Jean Pyerre (Darlan) e Ferreira (Luiz Fernando); Diego Souza (Ricardinho)
Técnico: Alexandre Mendes (auxiliar)

INDEPENDIENTE DEL VALLE-EQU: Moisés Ramírez; Schunke, Pacho e Luis Segovia; Hurtado (Landazuri), Pellerano, Pedro Vite (García), Faravelli e Beder Caicedo (Chávez); Cristian Ortiz e Brian Montenegro (Murillo)
Técnico: Renato Paiva