Topo

Real Madrid

Vini Jr. encara Barça em melhor momento no Real e cercado de expectativas

Vinicius Junior chega cercado de expectativas ao clássico com Barcelona após brilhar na Liga dos Campeões - GABRIEL BOUYS / AFP
Vinicius Junior chega cercado de expectativas ao clássico com Barcelona após brilhar na Liga dos Campeões Imagem: GABRIEL BOUYS / AFP

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2021 04h00

Real Madrid e Barcelona se enfrentam neste sábado, às 16h (horário de Brasília), no estádio Alfredo Di Stéfano, em Madri. A partida é válida pela 30ª rodada do Campeonato Espanhol, que vive momentos decisivos nesta reta final. A nove jogos do fim, o "El Clásico" poderá ser um divisor de águas no caminho para o título da atual edição.

O Real Madrid chega ao duelo com um leve favoritismo pelo momento em que os clubes atravessam. E Vinicius Júnior é parte fundamental nesta equação. O brasileiro vive seu melhor momento com a camisa merengue e entrará em campo cercado de expectativas de todo o mundo.

O jovem brasileiro não só virou titular absoluto como assumiu o papel de protagonista recentemente. O auge ocorreu pelas quartas de final da Liga dos Campeões, quando marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Liverpool no jogo de ida, na Espanha - a partida de volta será na próxima quarta-feira, na Inglaterra.

Outro brasileiro com muita história defendendo o Real é Júlio Baptista. O atual técnico do juvenil do Valladolid, clube de Ronaldo Fenômeno, entende que Vinicius Júnior precisa ser tratado como um jogador que será uma futura estrela e não ainda como um atleta pronto.

"Vinicius chegou com altos e baixos a uma equipe importante como Real. Recentemente ele passou a ser jogador muito importante e poderá ser muito mais ainda. Tem muito para dar, um talento e velocidade incrível. Eu acho que se ele equilibrar tudo que ele já tem com tomadas de decisão mais inteligentes acho que será um dos grandes jogadores do futebol mundial", disse Júlio Baptista.

"Temos que cuidar muito bem de certos jogadores que vão se tornar estrelas. Quando certos jogadores saem do Brasil, o processo é acelerado e isso é prejudicial. Ele já chegou aqui com status de estrela, mas quando chega na Europa se vê que falta muita coisa para isso ser realidade. Jogador que precisa de tranquilidade para desenvolver e se acelerar não vai conseguir de maneira eficiente. Tem muito para dar. Em alguns anos ele poderá estar entre os melhores do mundo. Está no caminho certo", completou o ex-jogador do Real Madrid revelado pelo São Paulo.

Edmilson torce por "fico" de Messi e vê jogo decisivo

Pelo outro lado, o Barcelona, vice-líder do Espanhol, tem a competição como prioridade após ser eliminado da Liga dos Campeões pelo PSG. O clássico deste sábado poderá ser o último de Messi com a camisa do único clube que defendeu na carreira. Os 'Culés' não desistiram de contar com o argentino. O brasileiro Edmilson, bicampeão espanhol, torce para que o camisa 10 chegue a um acordo.

"Esse assunto é algo muito pessoal entre Barcelona e Messi. Joguei quatro anos com ele e torço que entrem em acordo e permaneça. Que fique na melhor liga do mundo e possa novamente desfrutar o clube onde foi criado. Não sei como está a situação, mas torço para que fique na "La Liga" e possa desfrutar dessa magia e nos fazer desfrutar do seu futebol", disse Edmison.

"Sou apaixonado pelo futebol e jogo bonito. Penso que Messi deveria ficar sempre no Barça. Independentemente do que passaram até aqui, Messi quer um projeto e a nova diretoria vai propor isso. Há uma mescla com jogadores experientes e jovens e o time vem crescendo, há um caminho. Reformulação é sempre difícil", completou o brasileiro.

Sobre o clássico deste sábado, Edmilson entende que o Barcelona precisa da vitória para seguir na Briga com o líder Atlético de Madrid. O Real segue na cola dos dois e um resultado negativo poderá embolar ainda mais a situação.

"Um jogo decisivo. Pelo momento da liga, Atlético está com vantagem boa e agora tem um confronto desses gigantes da Espanha. Será muito importante para o título. Quem vencer vai brigar pelo título com o Atlético. Importantíssimo para o Barça que só tem a Liga em disputa. Real segue na Champions, mas para o Barça é prioridade", finalizou o ex-zagueiro da seleção brasileira.

Real Madrid