Topo

Irreverente e polêmico, podcast de música do Benja vai ganhar versão no YT

Divulgação
Imagem: Divulgação

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

04/04/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Benja lançou um podcast de música com João Marcello Bôscoli e André Barcinski
  • Chamado B3, programa semanal traz muita informação, história e polêmica sobre música
  • Podcast chegou a atingir o terceiro lugar entre podcasts de música nas paradas da Apple
  • Por conta do sucesso, programa ganhará também uma versão no YouTube, em vídeo

Irreverente e polêmico, assim como no futebol. Benjamin Back, o Benja, resolveu apostar em um podcast musical com as mesmas características que o consagraram no mundo do esporte, e deu certo. Na semana passada, o B3, como é chamado, alcançou a terceira colocação entre os podcasts musicais mais ouvidos da Apple, sendo que um dos episódios atingiu a vice-liderança.

O B3 chegou ao top 15 em audiência de podcasts de música do Spotify na semana passada e ainda figurava no top 10 da Apple até o fechamento dessa matéria.

O UOL Esporte procurou a Apple e o Spotify para obter dados de audiência, mas ambos afirmaram não divulgar números.

O sucesso é tanto que Benja e seus parceiros de podcast, o produtor musical João Marcello Bôscoli e o jornalista André Barcinski, resolveram ampliar o B3, que agora passará a contar também com uma versão em vídeo, no YouTube.

Episódio do B3, podcast do Benja, no segundo lugar do ranking da Apple Podcasts - Reprodução/Apple Podcasts - Reprodução/Apple Podcasts
Imagem: Reprodução/Apple Podcasts

"O B3 está fazendo um sucesso muito legal, tem um crescimento orgânico, e a cada semana temos aumentado a nossa audiência. Na semana retrasada tivemos um episódio sobre perrengues com celebridades, e naquela semana chegamos a ficar no segundo lugar como o podcast musical mais ouvido na Apple. Estamos com muita gente bacana ouvindo, músicos e artistas que estão ouvindo, compartilhando", comemorou Benjamin Back em entrevista ao UOL Esporte.

A fórmula já consagrada por Benja nos programas de futebol é a mesma explorada no B3. A irreverência e a polêmica estão lá, somadas a muita informação, conhecimento e história com os especialistas João Marcello Bôscoli e André Barcinski.

"Eu levei um pouco da irreverência que uso no futebol, das polêmicas... As pessoas gostam de polêmica independente se é futebol, música, política... E o programa tem muito conhecimento, muita informação e muita história tanto com o João Marcello como com o André Barcinski. É aquilo que já falei anteriormente: se fosse um time de futebol, eu estaria com Messi e Cristiano Ronaldo do lado. Está sendo uma coisa muito bacana, divertida, que mistura informação e credibilidade com a irreverência, e falando de música, que é um dos assuntos mais legais para se conversar", acrescentou.

Top programas da Apple Podcasts, com o B3, do Benja, entre os primeiros colocados - Reprodução/Apple Podcasts - Reprodução/Apple Podcasts
Imagem: Reprodução/Apple Podcasts

28 episódios, e contando...

João Marcelo Bôscoli irá participar de podcast com Benjamin Back - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

O primeiro episódio, com o tema "bandas e artistas que todo mundo gosta, menos nós", foi ao ar em setembro de 2020. Com um programa por semana, o podcast já conta com 28 episódios, o último deles lançado na terça-feira (30), com dicas sobre documentários de música.

Produtor musical e empresário, João Marcello Bôscoli recordou como tudo começou a partir de uma despretensiosa sugestão dada por Benjamin Back em uma conversa por telefone.

"Eu recebi uma ligação do Benja, o conheço há 25 anos, e ele gosta muito de música e sempre manda mensagem ligada a música de algum jeito. E um dia, a gente estava batendo um papo e ele falou: 'João, você faria um podcast de música comigo?'. Eu disse: 'Faria'. 'Beleza, então vou falar com o Barça'. Para a minha surpresa, uma semana depois a gente já estava gravando o primeiro. Desde então, vem sendo muito bacana, tenho aprendido muito. É muito legal", disse João Marcello, filho de Elis Regina e Ronaldo Bôscoli, nomes históricos da música brasileira.

Benjamin Back e Steve Harris, baixista e líder da banda Iron Maiden - Arquivo/Benjamin Back - Arquivo/Benjamin Back
Benjamin Back e Steve Harris, baixista e líder da banda Iron Maiden
Imagem: Arquivo/Benjamin Back

O episódio de mais sucesso até aqui —que alcançou o segundo lugar na Apple— teve como assunto "perrengues com celebridades" vividos pelos participantes do programa. Histórias divertidas não faltaram, como João Marcelo Bôscoli caindo da moto de Guilherme Arantes e André Barcinski ficando ensanguentado antes de uma entrevista com Jon Bon Jovi, após bater a cabeça em um abajur.

O B3 está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Overcast, Pocket Casts, Breaker, Radio Public e demais plataformas. E, em breve, conforme adianta Benja, também estará no YouTube: "O B3 agora tem um Instagram [@b3musica] e estamos nos estruturando para ir para o YouTube, para as pessoas não só nos ouvirem, mas também nos verem", completa o apresentador do SBT.