Topo

Vasco encerra chance de anular jogo com Inter após decisão do Pleno do STJD

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/03/2021 14h45

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou hoje (25) o recurso do Vasco e manteve a decisão de validar o resultado de campo — na derrota do Cruzmaltino para o Internacional por 2 a 0 — na antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, o clube carioca encerrou suas possibilidades de anular o duelo e tentar permanecer na Série A.

O Vasco já havia tido seu pedido negado anteriormente pelo STJD quando anexou o diálogo entre o árbitro Flávio Rodrigues de Souza e a cabine do VAR (veja no vídeo acima). Na ocasião, o Cruzmaltino alegou um "erro de direito", algo não reconhecido pelo presidente do órgão, Otávio Noronha.

Não satisfeito, o clube de São Januário recorreu ao Pleno com novas argumentações e já sendo defendido por um novo escritório de advocacia, comandado pelo ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), Marcelo Jucá. A sustentação, porém, não foi suficiente para mudar os rumos judiciais.

Equipamento do VAR falhou

Na ocasião da partida, o primeiro gol do Internacional — marcado por Rodrigo Dourado — ocasionou uma suspeita de impedimento. O VAR foi acionado, porém, uma falha técnica no equipamento impediu que a cabine executasse as linhas imaginárias. Sem a tecnologia, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza decidiu validar o lance e o Colorado ficou à frente do placar.

Embora ainda não tenha se manifestado, o Vasco avalia ingressar na Justiça Comum exigindo uma indenização financeira pela falha, já que o resultado influenciou no rebaixamento do clube e, consequentemente, numa perda de cerca de R$ 100 milhões em receitas.