Topo

Fluminense

Roger vê importância no Carioca e destaca chances aos jovens do Flu em 2021

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/03/2021 21h18

Após a terceira vitória seguida à frente do Fluminense, Roger Machado falou sobre a importância do Campeonato Carioca em 2021. Além de dar peso ao Estadual, o treinador também destacou as chances dadas aos jovens de Xerém.

"Essa é a nossa proposição, dar campo para os jogadores jovens e sentir como eles vão se comportar nos compromissos mais duros. Isso pode fazer a gente mudar o planejamento e busca de jogadores com características iguais ao Gabriel e do Kayky no mercado. Além da estratégia, também tem o desejo de perceber esses jogadores, assim como o Kennedy e Samuel que já foram usados no ano passado e fizeram gols. É um pouco de cada coisa. Não é desmerecer o Estadual, mas proporcionar a esses jogadores mais experiência, o que vai nos ajudar muito para o futuro", declarou.

O triunfo sobre o Boavista aconteceu no retorno de alguns dos titulares ao time. Marcos Felipe, que já estava à disposição, pegou um pênalti, Yago, de volta, abriu o placar, e Nino e Martinelli foram outros que voltaram com destaque.

"O planejamento é ir encorpando o grupo à medida que todos estejam à disposição. Hoje, tive alguns, outros ficaram fazendo condicionamento técnico, para que tenhamos todos juntos quando a competição estiver se afunilando. A expectativa para a próxima partida é ter mais jogadores à disposição", adiantou.

Com jovens em destaque neste início de temporada em 2021, Roger exaltou a mescla feita com os jogadores mais experientes, usando o Estadual também como laboratório.

"Importante ter eles como alternativa, e que alguns deles consigam alcançar o protagonismo e nos ajudarem em campo, se tornar titulares, ajudar o clube a se tornar campeão, jogar um futebol que permita alavancar a atuação do time. Quando lançamos os jogadores jovens, hoje, conseguimos manter o mesmo nível. A importância deles é muito grande. Tão importante quanto o Estadual é colocar os jogadores jovens em campo e garantir que alguns deles possam nos ajudar ao longo da temporada", opinou.

Confira as declarações de Roger Machado:

Opção por Samuel

"A ideia com o Samuel foi entender a característica que o jogo ia se apresentar. Olhando os jogos do adversário em campo, percebemos que embora em bom estado, a bola fica muito viva. O que se apresentaria era um jogo de primeira bola, cruzamentos laterais e ligações mais diretas. Num segundo momento, quando abrimos o placar e o adversário passou a ser abrir mais, eu lancei os jogadores mais rápidos, de velocidade, para que a gente finalizasse mais e ampliasse o placar. Foram escolhas do momento da partida e do que o adversário nos propôs de felicidade."

Substituições

"Pela estratégia do jogo, entendendo que o adversário ia se fechar e tentar retomar essa bola, tentamos colocar um jogador para marcar no meio de campo, por vezes é melhor do que um jogador mais leve, deixando o meio mais forte e a beirada mais leve. A ideia era roubar a bola pelo centro e partir pelas laterais. Sobre o Caio, a ideia era ter sangue novo, um jogador mais fresco em campo que também vem tendo bom desempenho."

Mercado da bola

"Um time grande como o Fluminense vai estar sempre mapeando o mercado. A gente não sabe até onde podemos ir, mas o desejo é conquistar coisas grandes. O Campeonato Carioca é muito importante, mas estamos também testando a equipe para a temporada. É uma competição difícil. Estamos tentando evoluir, entender, exemplificar e executar tudo para termos sucesso."

Fluminense