Topo

Internacional

Fã de Riquelme e lançado por Palermo, reforço do Inter viveu sonho no Chile

Carlos Palacios foi anunciado pelo Internacional com contrato até 2025 - Ricardo Duarte/Inter
Carlos Palacios foi anunciado pelo Internacional com contrato até 2025 Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/03/2021 04h00

Carlos Palacios foi anunciado, ontem (22), como novo reforço do Internacional. O atacante chileno de 20 anos partiu, imediatamente, para a seleção de seu país e voltará apenas após o amistoso contra a Bolívia, marcado para sexta-feira (26). Aposta do Colorado visando o futuro, o jogador é fã de Juan Román Riquelme, foi lançado por Martín Palermo e viveu um sonho defendendo o seu país: atuou ao lado de Arturo Vidal.

O início da carreira de Palacios não é diferente de tantos outros jogadores. Da paixão pela bola para base do Unión Española. E o processo natural o fez crescer nas equipes inferiores até a estreia no principal, diante do Antofagasta, em 2018, quando tinha apenas 17 anos.

O treinador que lhe deu a primeira oportunidade entende de atacantes por ter sido tantas vezes comandante de frente de suas equipes e da seleção argentina. Foi Martín Palermo que lançou Palacios. O ex-atacante do Boca Juniors e da seleção argentina comandou Unión Española em 2017 e 2018, acompanhando de perto as primeiras chances do jogador, considerado uma da principais promessas surgidas no país nos últimos anos.

"Um treinador que apostava bastante em mim, que sempre me deu confiança", disse em material produzido pelo clube chileno em 2020.

Herança de ídolos no estilo de jogo

Carlos Palacios é atacante. O jogador atua, preferencialmente, aberto pelos lados de campo, seja na direita ou na esquerda. A maioria das chances veio pelo flanco destro. A segunda alternativa em campo é atuar como meia-atacante, atrás do centroavante, mas centralizado.

Mas não são jogadores de frente que faziam os olhos dele brilhar quando garoto. E sim dois jogadores de meio-campo: Juan Román Riquelme e Arturo Vidal. Deles vem uma herança nas características de jogo. Palacios não é tanto um jogador de conclusão ou que prefere a vitória individual. Pelo contrário, ele se destaca por ser coletivo, pela boa visão de jogo, pelo gosto pela assistência.

"Eu sempre penso nos companheiros, no time, mais do que em mim", falou ainda no Chile. "Meu ídolo de infância era o Riquelme. Sempre quis jogar como ele. Ele era mais impulsivo, eu sou mais tranquilo, acho que somos diferentes", disse.

E o outro jogador em que se espelha fez Palacios cumprir um objetivo da carreira muito cedo. O apreço a Vidal, da geração bicampeã da Copa América na seleção do Chile, realizou o sonho do atacante do Inter. Ambos jogaram juntos quando Palacios debutou pela seleção.

Foi contra a Venezuela, em novembro do ano passado, pelas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo de 2022. O Chile foi derrotado por 2 a 1, Palacios entrou no segundo tempo. Vidal fez o gol da equipe chilena. E dividir concentração com ele, Alexis Sánchez e Claudio Bravo marcou a memória para sempre.

"É algo que nunca vou esquecer. Todos me receberam muito bem. Poder conviver com a geração de ouro da seleção é algo que vou guardar para a vida toda", falou na época.

O Inter é a primeira oportunidade fora do Chile para o jovem. De cara, a direção do Colorado reforçou os grandes planos que tem na chegada. Palacios assina por empréstimo de uma temporada, e depois mais três em definitivo.

"Destaque e revelação do futebol chileno. É um atleta que acreditamos muito que terá um sucesso imenso no Brasil", disse o vice de futebol João Patrício Hermann.

"É o primeiro reforço da nossa diretoria, da nova comissão técnica. O Palacios tem hoje seu segundo clube na carreira. Depois de oito anos no Unión Española, do Chile. Que seja o Inter sua nova casa", completou o executivo Paulo Bracks.

Internacional