Topo

Santos

Entenda como foi feita a "previsão" de Pelé na classificação do Santos

A foto usada para descrever uma "premonição" de Pelé em sua conta no Instagram - Divulgação
A foto usada para descrever uma "premonição" de Pelé em sua conta no Instagram Imagem: Divulgação

Gabriela Brino

Colaboração para UOL, em Santos

17/03/2021 04h00

Antes de a bola rolar em Caracas (VEN), entre Deportivo Lara e Santos, uma publicação do Rei Pelé em sua conta no Instagram chamou a atenção dos torcedores: uma foto posada do Rei do Futebol com uma bola de cristal "prevendo" bons momentos ao Peixe na busca pela vaga na terceira fase preliminar da Copa Libertadores. E mais: com direito a um gol de Soteldo. Certeiro, vejam só.

No fim, o Santos eliminou a equipe venezuelana por um placar agregado de 3 a 2 (2 a 1 na Vila, 1 a 1 na volta) e agora espera o adversário que sairá do confronto entre o San Lorenzo, da Argentina, e a Universidad de Chile.

A publicação foi motivada pelas pessoas que cuidam das redes sociais do Rei numa espécie de brincadeira — algo que deu muito certo. Segundo apurou o UOL Esporte, a equipe do eterno camisa 10 do Peixe teve a ideia assim que encontrou a foto em banco de imagens. Faz parte do processo criativo, claro, a busca por fotos inusitadas visando a repercussão. E material não falta, acompanhando sua legendária carreira dos anos 50 aos 70.

As redes do Rei costumam ser movimentadas em dias mais decisivos para o Santos. Na reta final da Libertadores de 2020, por exemplo, o ídolo teve uma presença ainda maior, com declarações em vídeo desejando sorte e citando palavras de carinho ao elenco santista. O time que era comandado pelo técnico Cuca, à época, chegou à final contra o Palmeiras, mas não levou a taça.

Apesar de ter uma equipe por trás das publicações, Pelé tem participação direta nas escolhas das brincadeiras, incentivos e declarações. Tudo é conversado e decidido em um consenso. Além dos que cuidam do Rei do Futebol, o próprio Alvinegro praiano também interage com o ídolo nas redes para propagar as ideias.

Santos