Topo

Copa do Nordeste - 2021

CRB encara o CSA pelo Nordestão após sequência de oito vitórias em casa

Partida entre CSA e CRB pela final do Alagoano 2020 - Bruno Fernandes/Jornal Extra Alagoas
Partida entre CSA e CRB pela final do Alagoano 2020 Imagem: Bruno Fernandes/Jornal Extra Alagoas

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

14/03/2021 04h00

CSA e CRB, os principais clubes de Alagoas, se enfrentam neste domingo (14), no Estádio Rei Pelé, pela primeira vez nesta temporada. O jogo, marcado para 18h, é válido pela terceira rodada da Copa do Nordeste.

Nessa temporada, é o CRB quem está mais confortável nesse cenário, já que emplacou uma sequência de invencibilidade de oito jogos jogando em casa - a mais recente na última quarta-feira, pelo estadual. O CSA, por outro lado, teve uma semana de descanso e o retorno de jogadores importantes desde o empate com o Confiança em 2 a 2 pela Copa do Nordeste.

Na rodada anterior, o CRB conquistou sua primeira vitória na Copa do Nordeste, contra o Sport. Um dos gols foi marcado pelo atacante Lucão do Break e o narrador até fez um beatbox para anunciar o lance. Lucão também deixou o dele contra o Aliança, pelo Campeonato Alagoano.

"A gente vive sob pressão em todos os setores da vida. Sempre lutamos para manter nosso espaço. Essa pressão de entrar no clássico invicto é uma pressão boa, porque nosso retrospecto nos dá confiança", conta o jogador ao UOL.

"Temos que trazer tudo para nos ajudar. O time precisa entrar para esse jogo preparado para fazer uma boa partida, para conquistar uma vitória, para dar alegria à Nação Regatiana nesse começo do ano", completou.

A Copa do Nordeste, entretanto, é uma competição que os clubes alagoanos não conseguem aproveitar. Neste ano, o CSA está em 6º lugar com dois pontos. Na temporada anterior, ambos caíram na fase de grupos, tendo conquistado duas vitórias (CRB) e uma vitória (CSA). Em 2018-2019, ambos também foram eliminados nas quartas de final: o CRB caiu para o Santa Cruz e o CSA para o Botafogo da Paraíba, em partidas disputadas fora de casa.

Únicos sem estádios próprios

O Estádio Rei Pelé, inaugurado em 1970, é o principal palco esportivo de Alagoas, sempre utilizado pelos dois principais clubes do Estado quando são mandantes de suas partidas. Dos 16 clubes que disputam a Copa do Nordeste, entretanto, CRB e CSA são os únicos sem estádio próprio e dividem o mando de campo.

Mantido pelo Governo Estadual, o Estádio Rei Pelé não gera custos aos clubes, somente o valor de aluguel. Os planos de criação de um estádio, entretanto, não são de interesse dos clubes. O CSA, por exemplo, está no processo de construção de um novo Centro de Treinamento, já que o clube teve de deixar o bairro do Mutange em decorrência dos bairros em afundamento em Maceió. A pedra fundamental do CT foi lançada no dia 7 de setembro do ano passado.

Rei Pelé e Rainha Marta

Vale lembrar que o Estádio Rei Pelé é o único no Brasil que homenageia o Rei do futebol. Desde 2008, entretanto, deputados alagoanos tentam a mudança do nome do estádio para Rainha Marta. Naquele ano, a tentativa foi do deputado Timoteo Correa (DEM), mas foi vetado pelo governador Teotônio Vilela (DEM).

Em 2019, foi a vez do deputado Antonio Albuquerque (PTB) propor a mudança; também surgiu uma emenda do deputado Silvio Camelo (PV), sugerindo que o estádio se tornasse uma homenagem a Pelé e Marta simultaneamente — Rei Pelé e Rainha Marta. O governador Renan Filho (MDB) ainda não analisou a proposta e não há data para que isso seja feito.