Topo

ANÁLISE

Mauro: Frustrante passagem do Cristiano Ronaldo pela Juventus na Champions

Do UOL, em São Paulo

11/03/2021 04h00

Cristiano Ronaldo acumulava três conquistas seguidas da Liga dos Campeões quando deixou o Real Madrid para atuar pela Juventus, mas pelo clube italiano chegou a sua terceira eliminação nas edições disputadas da competição. Primeiro, caiu nas oitavas de final para o Ajax, em 2019. Depois, a Velha Senhora não conseguiu passar das quartas diante do Lyon, em 2020, e Porto, na edição atual do torneio.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte com os jornalistas Julio Gomes, Mauro Cezar Pereira e Rafael Oliveira, o desempenho do atacante com a camisa da Juventus na competição europeia é um dos assuntos comentados, com Mauro Cezar considerando lamentável os resultados com o fato de o clube ter contratado o português justamente pela ambição de voltar a ganhar a Champions.

"É muito frustrante a passagem do Cristiano Ronaldo pela Juventus no que se refere a aquele objetivo para qual o contrataram que é a Liga dos Campeões, pela maneira como o time tem sido eliminado e ontem [terça-feira] com esse requinte de crueldade, a falta é cobrada e a bola passa exatamente onde ele estava. Quer dizer, é muita sacanagem do destino com um cara que foi tão feliz nessa competição acontecer um negócio desse", diz Mauro Cezar.

O jornalista tem dúvidas se Cristiano Ronaldo seguirá jogando pelo clube italiano em busca do título almejado da Liga e cita justamente a ambição do jogador como um ponto diferente na carreira, o fato de ele estar sempre em busca de novos desafios.

"É muito frustrante, eu não sei sinceramente, vai depender muito de como a Juventus encara essa ressaca brava aí de eliminação como aconteceu e também como ele vai se sentir, porque ele é um cara, ao contrário do Messi, muito movido a desafios, sai do Sporting, vai para a Inglaterra, brilha no Manchester United, chegou lá junto com o Kleberson, ele era um jovem português promissor, virou o Cristiano Ronaldo, começa na Inglaterra, ele ganha uma Liga dos Campeões e depois, no Real Madrid, ele vira esse monstro", diz Mauro.

"Poderia ficar no Real Madrid, buscar uma onda de conforto, mas levar a Juventus a brilhar na Europa não é para qualquer um, porque a Juventus é tradicionalmente o time meio amarelão em competição europeia. Já ganhou a Liga dos Campeões, sim, mas coisas difíceis de entender do futebol. O Milan tem uma tradição, um peso, uma capacidade de repente de até, como já aconteceu no passado, agora não, porque agora não dá, de ganhar a Liga dos Campeões ou chegar às finais, que a Juventus é o contrário, embora domine completamente o futebol italiano", completa.

O jornalista ressalta que, justamente pelo fator histórico da Juventus na competição, o desafio de Cristiano Ronaldo era grande quando se transferiu tentando ser campeão com o clube que não vence a Liga dos Campeões desde 1996, mas agora fica a dúvida se o português persistirá com esta ambição ou buscará outros ares.

"O desafio que ele encarou não foi pequeno, mas ele está perdendo essa, então muitas discussões devem acontecer por parte do clube e talvez até uma reflexão por parte do jogador, se ele vai continuar com aquela tenacidade, 'vou conseguir', ou se joga a toalha e vai fazer outra coisa na vida, digo, jogar bola em outro lugar, outra coisa da vida ele não vai fazer", conclui.