Topo

Corinthians

Corinthians resolve pendência por Avelar e se livra de punição na Fifa

Danilo Avelar está em recuperação de cirurgia no joelho direito  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Danilo Avelar está em recuperação de cirurgia no joelho direito Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Ricardo Perrone e Yago Rudá

do UOL, em São Paulo

10/03/2021 11h25

O Corinthians se livrou de uma punição imposta pela Fifa pelo não pagamento de parte da dívida com o Torino, da Itália, pela contratação do zagueiro Danilo Avelar. O clube do Parque São Jorge atrasou uma parcela de 750 mil euros (R$ 5,2 milhões na cotação atual) e foi acionado pelos europeus na entidade máxima do futebol. A pendência foi resolvida e o Timão está liberado para registrar novos jogadores caso venha realizar alguma negociação nas próximas semanas.

Pelo acordo assinado entre Corinthians e Torino, o depósito da primeira das duas parcelas de 750 mil euros deveria ter sido realizado há dez meses. Em crise financeira, o clube do Parque São Jorge atrasou o pagamento e gerou irritação nos italianos. A Fifa foi acionada e o Timão foi castigado com o 'transfer ban' - ferramenta imposta pela entidade para bloquear a inclusão de novos atletas. O caso foi revelado pelo portal 'GE' e confirmado pelo UOL Esporte.

Pela punição da Fifa, o Corinthians não poderia registrar nenhum novo contrato em seu departamento de futebol, seja uma negociação nacional ou internacional. Na prática, mesmo com a janela de transferências para o exterior aberta apenas no início de março, o Timão estava impedido de contratar novos jogadores até que a pendência com o Torino fosse resolvida.

"O clube confirma que a punição começaria a partir da primeira janela internacional (1º de março) e confirma a quitação, o que cancelou automaticamente a punição", informou o Corinthians em nota enviada à reportagem.

O zagueiro Danilo Avelar chegou ao Corinthians em 2018 para atuar na lateral-esquerda. O contrato era de empréstimo, mas como o jogador agradou diretoria e comissão técnica, o Timão optou em comprá-lo do Torino. No acordo, o clube paulista se prontificou a realizar o pagamento em duas parcelas pela aquisição de 100% dos direitos do atleta. O atual vínculo vai até o dia 31 de dezembro de 2022, e o depósito da segunda parcela do negócio deve ser realizado em junho deste ano. Atualmente, o defensor se recupera de cirurgia no joelho direito e não tem um prazo para retornar.

Com a situação contornada, o Corinthians pode inscrever qualquer novo jogador caso venha a realizar alguma negociação nas próximas semanas. O clube, no entanto, foca em enxugar sua folha salarial e equilibrar suas finanças.

Corinthians