Topo

Felipe Melo vive fase mais branda no Palmeiras e ganha confiança de Abel

Felipe Melo é o capitão do Palmeiras na temporada - Fábio Menotti/ Palmeiras
Felipe Melo é o capitão do Palmeiras na temporada Imagem: Fábio Menotti/ Palmeiras

Gabriela Chabatura

Em colaboração para o UOL, em São Paulo

24/02/2021 04h00

"O bagulho é doido! Felipe Melo, pitbull, cachorro louco". É assim que a torcida do Palmeiras costuma a se referir ao seu capitão. O temperamento esquentado que se tornou marca registrada do jogador, principalmente após a expulsão atuando pela seleção brasileira na Copa do Mundo na África do Sul, em 2010, agora dá espaço à versão mais sossegada do cão de guarda. Não à toa, se tornou também o homem de confiança do técnico Abel Ferreira.

Mesmo com os altos e baixos provocados pela pandemia do novo coronavírus e da fratura sofrida no tornozelo esquerdo, em novembro, o camisa 30 está em sua temporada mais disciplinada deste que chegou ao Palmeiras, em 2017.

O processo do comportamento mais ameno do meio-campista se iniciou ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. No início do ao passado, passou a ser utilizado como zagueiro e, assim, conseguiu evitar as advertências da arbitragem. E, claro, tudo isso refletiu dentro de campo.

Na atual temporada, Felipe Melo tem uma média de punição aplicada pelos árbitros de 0,28 (cartão amarelo ou vermelho) — estatística muito menor do que a registrada em 2017, quando a média era de 0,4. Em 2018, esse indicador disparou para 0,51 e depois, em 2019, sofreu uma ligeira queda para 0,44.

A nova postura do volante/zagueiro deu a ele também o posto de capitão na equipe, que se manteve na era vigente de Abel Ferreira, apesar dos meses de ausência devido à cirurgia no tornozelo esquerdo. Ele segue sendo o atleta que mais vezes vestiu a braçadeira no ano: 34 vezes ao total — o segundo é o Gustavo Gómez, com 20.

Outra prova que a moral de Felipe Melo continua alta no Palmeiras é que, mesmo depois de desperdiçar o pênalti na disputa do terceiro lugar no Mundial de Clubes da Fifa, é apontado como o favorito para iniciar a partida contra o Grêmio, domingo (28), na primeira partida da final da Copa do Brasil. É um novo pitbull...

Compare as temporadas de Felipe Melo no Palmeiras, em jogos oficiais:

2017
Jogos: 30
Cartões amarelos: 12
Cartão vermelho: nenhum
Média: 0,4

2018
Jogos: 55
Cartões amarelos: 26
Cartões vermelhos: 2
Média: 0,51

2019
Jogos: 48
Cartões amarelos: 19
Cartão vermelho: 1
Média: 0,44

2020
Jogos: 38
Cartões amarelos: 11
Cartão vermelho: nenhum
Média: 0,28