Topo

Datena erra time, chama CR7 de lindão, dá bronca e elogia equipe da Band

Datena faz narração com estilo descontraído na vitória do Napoli - Divulgação
Datena faz narração com estilo descontraído na vitória do Napoli Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/02/2021 17h41

José Luiz Datena imprimiu um tom mais informal à transmissão da Band de Napoli x Juventus pelo Campeonato Italiano na tarde de hoje (13). Em diversas ocasiões durante a partida, vencida pelo Napoli por 1 a 0, o narrador interagiu com a equipe de produção, contou piadas, elogiou e cornetou jogadores em campo e mandou abraços para amigos espalhados pelo Brasil.

O português Cristiano Ronaldo fez uma partida apagada, mas recebeu elogios do narrador, que o chamou de "gajo lindão" duas vezes. O ponta Lorenzo Insigne, do Napoli, autor do gol da vitória, ora foi caracterizado como "monstro" ora como "monstro sagrado", adjetivos fartamente distribuídos ao longo dos 90 minutos.

Quando o jogo estava zero a zero, Datena recorreu a um clichê do futebol para fazer uma previsão, mas escorregou ao confundir um dos times em campo: "O gol vai sair num detalhe. Está muito fechado o time do Milan aqui atrás", disse, referindo-se ao Napoli.

Ainda no primeiro tempo, quando o goleiro do time da casa Meret caiu no chão sentindo dores, Datena se mostrou preocupado com as opções do técnico Gennaro Gattuso: "Ah não... Se o cara se contundir, o Gattuso vai ter que vir aqui na Bahia, numa encruzilhada, bater um bumbo monstro. O Ospina, que é um monstro sagrado, se contundiu no aquecimento. Se o segundo goleiro se contundir, aí o Gattuso tem que fechar o corpo."

Enquanto as duas equipes se digladiavam em busca do gol e os comentaristas Rafael Oliveira Fábio Piperno descreviam as opções táticas dos treinadores, Datena fazia pausas na descrição dos lances para conversar com sua equipe nos bastidores.

Um dos personagens mais citados na transmissão não estava na Itália, mas na sede da emissora em São Paulo. Trata-se de um profissional identificado pelo narrador apenas como "Charlinho", que o auxiliou em uma ação promocional. Por meio de seu perfil pessoal no Facebook, o narrador sorteou bolas e camisetas de Juventus e Napoli entres os seguidores.

Aos 36 do primeiro tempo, Datena chegou a dar uma bronca ao não ouvir resposta a uma pergunta feito no ar. "Ô, Charlinho, tá chegando mais gente aí?" Após alguns segundos de silêncio, disse:

"Eu acho que o Charlinho deve sair para tomar um café e alguém fala pra ele o que eu pergunto. Se não responder em cima da pinta, eu vou transmitir o jogo aí de onde você está, do switcher. Vou colocar meus espiões atrás de você. Tenho a impressão que o Charlinho anda passeando pela redação. Sai Charlinho entre Tocha. Quero ouvir a voz dele. Ah... taí o Tochinha. Fica esperto, galera, jacaré que não anda vira bolsa."

Alguns minutos depois, Datena voltou se referir a Charlinho quando se deu conta de que o nome do atacante Matteo Politano soava como o de uma cidade italiana.

"Politano é o nome de uma cidade, né?", perguntou-se o apresentador do "Brasil Urgente". "Politano del Mare, aí na região de Napoli. Pelo menos acho que é... aqui não é aula de geografia." E dirigindo-se ao comentarista Rafael Oliveira, pediu: "Procura no Google aí, Rafa, se não é. É uma cidade linda! O Charlinho já disse aqui, belas praias e tal. Falou em praia o Charlinho aparece na hora. Quando você faz uma pergunta na transmissão, cadê o Charlinho? Falou em praia..."

Enquanto a Juventus pressionava em busca do empate, Datena seguiu: "Politano é uma cidade nas colinas, segundo o Charlinho. É até onde tem o Bar do Joca, onde ele foi lá tomar um sorvete. Se não me engano é a terra do limoncello, vê aí no Google. Grande Charlinho, um monstro sagrado, o nosso Charlie Tour."

Charlinho não foi o único profissional da Band agraciado com elogios do narrador durante a partida. No segundo tempo, enquanto a Juventus se mostrava incapaz de furar o bloqueio napolitano, Datena quis saber como estavam os bastidores da transmissão: "Quem é o diretor de TV? Já chegou o Latino? Grande Latino! O cara quando é craque chega no segundo tempo. Entra pra decidir. Quem tava antes do Latino? O Paulinho? Grande Paulinho!"

Ao anunciar a sequência da programação da Band, Datena mandou abraços para alguns de seus amigos: "Depois tem o Jornal da Band, com direção de nosso grande [Rodolfo] Schneider, passeando agora pelas praias de Alagoas, São Miguel dos Milagres. Um abraço ao meu querido irmão Aluizio e pro Zé Bernades. Parabéns pelo aniversário da Sofia, um aninho, a rainha Sofia."

Depois da transmissão do clássico italiano, Datena voltou ao ar logo em seguida para apresentar o "Brasil Urgente".