Topo

Mulheres fazem história com arbitragem no Mundial e Super Bowl no domingo

Edina Alves, árbitra brasileira - Soccrates Images/Getty Images
Edina Alves, árbitra brasileira Imagem: Soccrates Images/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/02/2021 04h00

O dia 07 de fevereiro de 2021 se tornou uma data histórica para as mulheres no esporte. Isso porque a brasileira Edina Alves se tornou a primeira mulher a apitar um jogo no Mundial de Clubes da Fifa e a norte-americana Sarah Thomas a primeira a estar no grupo de arbitragem de uma edição de Super Bowl.

A brasileira apitou o confronto entre Al Duhail e Ulsan Hyundai FC, pela disputa do quinto lugar da competição, sendo que o restante do trio de arbitragem também foi composto por mulheres, com a brasileira auxiliar Neuza Back e a argentina Mariana de Almeida.

No quadro da Fifa desde 2016, a árbitra nacional já apitou diversos jogos do Campeonato Brasileiro masculino e a Copa do Mundo da Fifa feminina de 2019, realizada na França, além da Copa América feminina de 2018.

Já a Sarah Thomas esteve no grupo de arbitragem do Super Bowl LV, na vitória do Tampa Bay Buccaneers sobre o Kansas City Chiefs. O jogo é o mais importante no ano para os amantes de futebol americano, esporte que vem ganhando cada vez mais simpatizantes e torcedores no Brasil.

Atualmente com 47 anos, Sarah já vem fazendo história na modalidade há um bom tempo. Em 2015, ela se tornou a primeira árbitra de campo na história da NFL e em 2019 foi a primeira a estar nessa posição em um jogo de playoffs.

O Super Bowl, jogo em que reúne os vencedores da AFC e da NFC e define o campeão da NFL, é um dos eventos esportivos mais esperados e assistidos em todo o mundo, com uma audiência de mais de 100 milhões de pessoas só nos Estados Unidos.