Topo

Jogador do Athletico-PR pega 11 jogos de suspensão após confusão no Sub-17

Pancadaria em Athletico-PR x Fluminense, pelo Brasileirão sub-17 - Transmissão SporTV
Pancadaria em Athletico-PR x Fluminense, pelo Brasileirão sub-17 Imagem: Transmissão SporTV

Do UOL, em São Paulo

05/02/2021 17h45

Os jogadores João Gabriel e Vinícius, do Athletico, receberam uma punição pesada do STJD após a briga generalizada na final do Brasileirão Sub-17 contra o Fluminense.

João Gabriel ficará suspenso por 11 jogos, pela voadora, mão no rosto e tentativa de agressão com soco. Já Vinícius foi punido com nove jogos por pisar no adversário que estava no chão, tentativa de agressão e atitude desleal e hostil. A decisão cabe recurso e poderá chegar ao Pleno, última instância.

Após os relatos da súmula, Renan, João Gabriel, Vínicius, Léo Ataíde e Vitor do Carmo, do Athletico, foram denunciados, além de Eduardo, João Neto, Metinho e Alexsander, do Flu. O clube carioca também foi denunciado por atrasar o reinício da partida, e recebeu multa em R$ 1 mil.

Renan e Vitor do Carmo pegaram um jogo de suspensão cada. O primeiro por conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva e o segundo por praticar ato desleal ou hostil durante a partida. Metinho e João Neto, do Fluminense, também pegaram um jogo por ato desleal ou hostil. Alexsander e Eduardo se livraram das punições.

"Tudo aconteceu no calor do momento e acabei que não me reconheci. Não costumo fazer e nunca fiz. Me arrependo. Estou completamente arrependido pelo que fiz. Tive muitas punições e não joguei as quartas de final da Copa do Brasil. Daqui pra frente isso não vai acontecer mais. Logo após o jogo tivemos várias reuniões com psicólogos, a caixinha foi revertida em cestas básicas e fiquei de fora do jogo da Copa do Brasil", disse João Gabriel, que prestou depoimento na audiência.

O procurador Márcio Torres classificou os fatos como "gravíssimos", e esclareceu que as punições devem ser pesadas. "A falta do jogo cometida pelo atleta do Fluminense jamais justificaria as condutas praticadas. As punições devem ser todas acima de quatro partidas e o atleta João Gabriel deve receber a pena máxima. A Procuradoria ratifica os termos da denúncia".

O Fluminense Sub-17 disputa a Supercopa contra o São Paulo, no próximo dia 10, campeão da Copa do Brasil, e já não poderá contar com os contatos.