Topo

Fluminense

Em jogo com pancadaria, Flu bate Athletico-PR e conquista Brasileiro sub-17

Elenco sub-17 do Fluminense levanta o troféu do Brasileiro da categoria - Mailson Santana / Fluminense F.C
Elenco sub-17 do Fluminense levanta o troféu do Brasileiro da categoria Imagem: Mailson Santana / Fluminense F.C

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

21/12/2020 18h08

Em jogo marcado por uma confusão no fim, o Fluminense se sagrou campeão do Brasileiro sub-17. O título inédito foi conquistado com uma vitória do Tricolor por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, na Arena da Baixada. O triunfo foi construído com gols de Matheus Martins e Kayky, enquanto Renan descontou para o Furacão.

A equipe das Laranjeiras chegou em vantagem ao segundo jogo da decisão devido à vitória no primeiro confronto, pelo mesmo placar, no Luso-Brasileiro.

Nos minutos finais, jogadores dos dois times protagonizaram uma briga generalizada que teve como saldo nove expulsões, incluindo integrantes das duas equipes.

O jogo

O Fluminense começou o duelo de forma avassaladora e abriu o placar logo aos quatro minutos, com Matheus Martin. Apenas cinco minutos depois, Kayky, artilheiro do time na competição, ampliou a vantagem.

Em casa, o Athletico-PR começou a ganhar campo, fazer pressão e criar boas oportunidades. Após algumas jogadas desperdiçadas, a rede balançou. Renan finalizou forte e diminuiu.

No segundo tempo, equilíbrio e chances de ambos os lados — o Furacão chegou a carimbar o travessão —, mas sem mudança no placar.

Jogadores do sub-17 do Athletico-PR e do Fluminense brigam em final do Brasileiro da categoria - Reprodução Globo - Reprodução Globo
Imagem: Reprodução Globo

Na reta final, uma grande confusão ainda em campo. Aos 48 minutos do segundo tempo, quando o Flu tentava avançar em um contra-ataque com João Neto, Ataíde tentou impedir e os dois caíram no gramado após um choque. No lance, eles se estranharam e trocaram empurrões. Integrantes dos elencos do Tricolor e do Furacão, então, iniciaram uma briga.

Um jogador reserva do Athletico-PR chegou a acertar uma voadora em João Neto. Ao fim, nove expulsões, cinco para o Athletico-PR, com Ataíde, Vitor do Carmo, Renan, João Gabriel (reserva) e Amaral (reserva), e quatro para o Flu, com João Neto, Metinho, Aleksander e Eduardo (reserva).

"A gente veio com uma estratégia de surpreender o adversário. Então, veio com uma pressão muito alta, em cima do campo deles, para conseguir um gol logo no início. Conseguimos dois, e com chance de fazer o terceiro. Depois, foi fazer o jogo andar um pouco mais. Representa um trabalho coletivo, de Xerém, trabalho de muitas mãos. Não é só dessa equipe técnica, desses jogadores, representa uma ideia solidificada dentro do nosso grupo, que vem dando resultados", disse o técnico Guilherme Torres.

*Matéria atualizada após a publicação da súmula do jogo

Fluminense