Topo

ANÁLISE

RMP: "Sampaoli é bom técnico, mas tem mais fama do que realmente ele é"

Do UOL, em São Paulo

01/02/2021 04h00

O Atlético-MG venceu o Fortaleza por 2 a 0 e segue na perseguição ao Internacional, que tem cinco pontos de vantagem na classificação do Campeonato Brasileiro, em uma disputa que poderia estar melhor para a equipe de Jorge Sampaoli não fossem pontos perdidos em jogos contra times inferiores, mesmo tendo mais tempo para trabalhar que os rivais devido ao fato de não ter disputado outras competições simultaneamente.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com os jornalistas Isabela Labate, Renato Maurício Prado, José Trajano e Menon —, Renato afirma que Sampaoli decepciona em seu trabalho no Atlético-MG e, embora seja bom técnico, não é tão excepcional como se avaliou após a temporada passada, quando levou o Santos ao vice-campeonato brasileiro.

"O Sampaoli é bom técnico inegavelmente, mas ele tem mais fama do que realmente ele é. Ele fez um bom trabalho no Santos? Sim, fez, mas aí o Cuca veio depois dele, com um elenco até mais fraco do que o que ele tinha e foi à final da Libertadores, e o Sampaoli o máximo que conseguiu foi ser vice-campeão brasileiro com 16 pontos atrás do Flamengo. Então também não foi uma campanha espetacular", afirma Renato.

"Esse ano, com o elenco que ele tem na mão do Atlético-MG, o time está jogando muito menos do que era para jogar. Está lá na disputa do título, pode até ser campeão, mas o Atlético-MG gastou mais de R$ 200 milhões lá com investidores para fazer contratação. A cada semana ele pedia um. Vem o Zaracho, agora vem o Vargas, agora vem sei lá mais quem, e o time dele em um jogo ou outro joga um futebol espetacular, mas é muito irregular, leva-se porradas às vezes impressionantes, como levou do São Paulo", completa.

O jornalista cita também que o trabalho de Sampaoli na seleção argentina não foi bom na Copa do Mundo de 2018 e não o vê semelhante a Jorge Jesus como se imaginou após a temporada 2019, além de entender que as reclamações do treinador no Atlético-MG podem ser um aceno ao Flamengo no caso de saída de Rogério Ceni ao fim do Brasileirão.

"Perde jogos que não era para perder, então eu acho o trabalho do Sampaoli bom, mas ele não é o técnico fora de série que se esperava. Quem fez um trabalho espetacular foi o Jorge Jesus, o Jorge Sampaoli ainda não fez nada nem sequer parecido com o que fez o Jorge Jesus, e ele tem na mão um elenco estelar também. Quando ele teve aquela seleção da Argentina espetacular na mão com o Messi, ele brigou com todo mundo e não foi a lugar nenhum", diz Renato.

"E essa coisa que ele está brigando no Atlético-MG, está na cara, ele está abanando o rabinho para o Flamengo de novo. Ele já viu que o Rogério Ceni vai sair e está abanando o rabinho. Sabe aquele cachorro que você encontra na rua e que abana o rabinho? É o Sampaoli mais uma vez e não é impossível, se o Flamengo não arrumar um bom português e o Sampaoli sair do Atlético-MG, o Sampaoli foi durante muito tempo, ainda na época do Eduardo Bandeira de Mello, foi o sonho de consumo do Flamengo e pode acabar parando lá no Ninho do Urubu", conclui.